Emprego: Questões criativas que pode colocar aos candidatos


Na hora de entrevistar os novos candidatos à sua empresa, é preciso criar uma lista de questões que sirvam para testar não apenas os conhecimentos do profissional como a sua personalidade e astúcia, entre outros elementos que acredite serem fulcrais. 


LEIA TAMBÉM: LinkedIn: Erros recorrentes que deve evitar


Uma pergunta inesperada

Segundo o co-criador da Macintosh, Andy Hertzfeld, Steve Jobs deparou-se com um candidato “aborrecido” e perguntou-lhe quantas vezes tomara LSD na vida. Esta não é de todo uma questão que deva colocar mas serve de exemplo ao que pode fazer para analisar de que forma o profissional reage perante algo completamente imprevisto. 


Uma opinião forte

O co-fundador do PayPal e do LinkedIn costuma pedir aos candidatos uma coisa que eles acreditem ser verdade mas com a qual ninguém concorda. Isto obriga o profissional a demonstrar a sua capacidade de defender ideias mesmo que estas não sejam partilhadas com quem o rodeia. 


A partir daqui consegue analisar a capacidade de improviso, a qualidade de retórica, e até que ponto o profissional tem a coragem de partilhar a sua opinião. Muitas vezes as ideias mais criativas ficam por expôr pelo medo de as expressar, perdendo a oportunidade de inovar.


Os planos para o futuro

Perguntar o que o candidato gostaria de fazer após terminar o percurso na sua empresa pode parecer-lhe uma questão rude, contudo, demonstra sinceridade. A não ser que tenha planos para promover o profissional até um cargo da sua satisfação, a verdade é que este aprenderá novas coisas consigo e acabará por procurar outra casa que lhe permita subir na carreira. Uma resposta afirmativa traduz-se em ambição e desejo de melhorar, elementos fundamentais. 


LEIA TAMBÉM: Entrevista de Emprego: Razões que o levam a não ser escolhido


Teste a criatividade

Yasmin Green, conhecida por se encontrar à frente da pesquisa e desenvolvimento na Jigsaw confessou numa entrevista que gosta de perguntar aos candidatos o que fariam se tivessem de vender gelados numa banca no meio do Central Park. Para além de testar a capacidade de improviso, esta questão é perfeita pois a resposta requer qualidades reais aplicáveis diretamente na empresa.


Reflita sobre as qualidades que mais gostaria de ver no seu negócio e inspire-se nestas questões que, apesar de parecerem simples, são perfeitas para analisar fatores não presentes nos currículos ainda que façam a diferença na hora de escolher.


Keywords: Emprego, LinkedIn, Entrevista de Emprego, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais