Entrevista de emprego: Estará a transmitir boa impressão?


Cara-a-cara ou por videochamada, as entrevistas de emprego são sempre momentos stressantes e onde todos os elementos contam. Afinal, a escolha não depende apenas de um bom currículo, mas também de um comportamento à altura e de uma apresentação que impressione. Estas dicas focam-se na última parte, ajudando-o a causar boa impressão junto de quem o poderá contratar, garantindo pontos a seu favor.


LEIA TAMBÉM: Respostas a ter na ponta da língua numa entrevista de emprego


O currículo e as aparências não são tudo

Um currículo cuidado e uma apresentação formal são importantes, mas não são tudo. Na hora de escolher o candidato são tidos em conta elementos como a simpatia, a capacidade de trabalhar em grupo, a possibilidade de ser flexível entre remoto e tradicional, entre outros. Perceba o que procura a empresa e demarque-se pelo melhor a todos os níveis.


Conheça o máximo sobre a marca

Conhecer a missão, os últimos projetos, os melhores parceiros, e a regras de etiqueta da empresa a que se candidata deixa-o preparado para algumas perguntas. Por exemplo, se o questionarem sobre as razões que o levam a enviar o seu currículo, pode responder que aprecia o modo como se estão a tornar verdes ou que deseja alcançar grandes clientes como A e B, à semelhança das grandes parcerias que têm atualmente com C e D. Isto demonstra igualmente interesse pela empresa, algo sempre bem-vindo.


Aceite os seus defeitos

Dizer que chega sempre a horas, que nunca procrastina, que se dá bem com todos os colegas, e que conhece todos os programas informáticos pode parecer a resposta ideal. Contudo, isto é claramente uma mentira pois ninguém é perfeito e quem o entrevista sabe disso. Assuma os seus defeitos e demonstre como está pronto a lidar com eles para que não se tornem num obstáculo. Por exemplo, lido bem com as pessoas e sei manter-me profissional mesmo quando existem atritos, procrastino um pouco depois de almoço mas faço sempre um esforço extra de manhã quando estou bem produtivo, e consigo adaptar-me bem, por isso, mesmo que não conheça algum programa serei capaz de aprender rapidamente.


Tenha dúvidas, elas são importantes

No final da reunião, é comum perguntarem-lhe se tem alguma dúvida ou questão a colocar. Esta é a oportunidade de partilhar o que tem em mente, afinal, uma contratação é um acordo mútuo e é natural que tenha algo a dizer.


Preparar-se para uma entrevista como se se tratasse de uma apresentação irá ajudá-lo a manter-se calmo e a responder adequadamente às questões colocadas, mostrando as suas qualidades, aceitando os defeitos, e revelando-se como um profissional de confiança a adquirir.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais