Entrevista de Emprego: O tipo de questões mais colocadas


Será que sabe responder às questões mais colocadas nas entrevistas de emprego? Não se engane, não deve optar por uma participação improvisada pois algumas das perguntas irão verdadeiramente testá-lo.


LEIA TAMBÉM: Aprenda a distinguir crítica construtiva de crítica negativa


Descreva a situação mais complicada que viveu e qual a solução arranjada

A maioria dos profissionais já enfrentou um problema difícil que exigiu uma resposta criativa. Talvez tenha terminado o trabalho de um colega para resolver a situação ou talvez tenha estudado uma nova área para ultrapassar o problema. Quem sabe, talvez se tenha lembrado de um caminho inovador e que ninguém na empresa usava até aquele instante. Mostre de que forma sabe lidar com os imprevistos da melhor forma.


Já alguma vez discordou de um superior?

Esta pergunta é muitas vezes uma rasteira em certa medida. O seu primeiro instinto pode ser dizer “não”, demonstrando lealdade e sentido de hierarquia, contudo, não se deixe enganar. A maioria das empresas não gosta do chamado “yes, sir”, aquele profissional que concorda sempre com a chefia mesmo quando esta está errada. Não tenha receio de partilhar a história daquela vez em que ao discordar com a chefia você salvou um projeto ou conseguiu melhores resultados. Por outro lado, se tal nunca lhe aconteceu, adicione à resposta que nunca sentiu necessário mas que se alguma vez for pertinente não terá problema em partilhar a sua visão de forma educada.


Como lida com colegas tóxicos?

Nenhuma empresa gosta de ter um ambiente tóxico, porém, isto dificilmente alcançável pelo que é natural ser confrontado com o que faria ao contactar com um profissional conflituoso. Deve manter-se calmo e não responder de forma agressiva. Lembre-se que, acima de tudo, o resultado do seu trabalho não devem ser prejudicados.


O que faria quando confrontado com um cliente difícil?

Quando o seu trabalho o leva a lidar com clientes é necessário manter a postura e o profissionalismo, respondendo a todas as questões e evitando ser mal-educado. No caso do desejo de reclamação, é importante não tentar evitar este procedimento pois isso irá afetá-lo.


“Venda-me esta caneta.”

Esta pergunta é relativamente famosa nalguns meios e isso deve-se a algumas razões. Como percebe, a resposta não é fácil. O objeto é quotidiano e pode ser adquirido em qualquer lado, a pessoa pode não escrever em papel ou achar o produto demasiado caro - o desafio pode ter várias dificuldades. A pergunta é feita para testar a sua criatividade, as suas habilidades (por exemplo, na área de marketing), a sua persuasão e o seu empenho em terminar a tarefa sem desistir (por vezes a questão é essa mesmo, testar quanto tempo você leva a desistir e em que modo se adapta à nega constante).


LEIA TAMBÉM: Macbook: Dicas para quem quer passar de um Windows para um macOS


Muitas entrevistas serão tradicionais e simples mas se pretende um cargo numa grande empresa terá de lidar com uma ou várias destas questões, ou seus semelhantes. Leia livros sobre o assunto, ouça podcasts com outros profissionais e prepare-se para o derradeiro desafio.

Keywords: Entrevista de Emprego, Currículo, CV, Curriculum Vitae, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais