Erros comuns de fundadores de primeira viagem
Iniciar um projeto próprio é um grande risco mesmo para profissionais com alguma experiência. Estes riscos aumentam quando o fundador ainda é jovem ou inexperiente e alguns dos erros mais comuns acabam por revelar-se grandes obstáculos que muitos não conseguem ultrapassar. Se é um fundador de primeira viagem, conheça quais os maiores desafios que irá encontrar e prepare-se de antemão.
Não ter noção dos riscos
A falta de clientes, um produto que não é desejado, má reputação, uma má estratégia de contratação, má compra de material bruto, tudo isto são problemas que poderá vir a encontrar. Saber e reconhecer que este será um caminho repleto de riscos é essencial ao seu sucesso pois prepara-o para os obstáculos e, quando eles chegarem, conseguirá reconhecê-los.
Recusar qualquer feedback
De clientes ou amigos, o feedback é fundamental pois permite-lhe perceber o que está a funcionar e o que pode ser melhorado. Acreditar que o seu produto é bom quando os clientes dizem o contrário não o irá ajudar, pelo contrário.
Contratar apressadamente
Contratar a equipa errada pode ser o seu fim. O profissional pode não ter a experiência necessária, pode não estar realmente interessado em fazer parte da empresa, saindo quando esta encontra os primeiros tropeções, pode ter um comportamento tóxico, entre outros senões que podem ser detectados quando a contratação é feita de forma cuidada.
Não descansar corretamente
Quando trabalha para si mesmo é fácil esquecer-se de aproveitar as folgas e descansar. Ainda que nos primeiros tempos você consiga trabalhar todos os dias e a toda a hora, a fadiga irá vencê-lo rapidamente, deixando-o incapaz de ser realmente produtivo e eventualmente levando a problemas graves como a depressão que colocam em causa a vida do seu projeto.
Entre nesta aventura com cuidado e saiba analisar muito bem quais os primeiros passos e quais as melhores formas de superar os problemas do dia-a-dia.
OUTROS ARTIGOS:
Como ter aquela conversa difícil enquanto chefia
Trabalho remoto: O que saber antes de modernizar a sua empresa