Erros comuns a evitar na hora de publicar o seu livro


Publicar um livro pode trazer-lhe várias vantagens. Para além de possivelmente ser o realizar de um sonho, ter uma publicação em seu nome oferece-lhe algum estatuto de expert, ao mesmo tempo que lhe permite aumentar a presença da sua marca. No entanto, conseguir um acordo com uma editora nem sempre é fácil, levando os autores a optarem pelo independente, um caminho com diversos obstáculos.


Leia também: Amazon: Perguntas frequentes de quem pretende publicar o livro


Um título quer-se perfeito e original

Verificar que o seu título não é igual ou semelhante a outro é o primeiro passo a dar na hora de definir o nome do livro. Este deve ser original, criativo e cativante, demonstrando o tema ou colocando uma questão, de forma a deixar o leitor interessado e curioso.


Preste atenção à revisão da obra

De certeza que a versão final do seu livro não é o primeiro rascunho que desenhou, tendo sofrido várias alterações ao longo do processo criativo. Porém, quando termina, deve certificar-se que não ficaram para trás gralhas, problemas de coerência ou estrutura, assim como outros erros que facilmente passam ao lado depois de tantas leituras e releituras, mas que podem colocar em causa a sua credibilidade. Uma solução para isto é a contratação de um profissional em revisão, outra é convidar colegas de área ou amigos a fazerem o mesmo. 


O segredo de uma boa capa

Mais do que o título ou a sinopse, a capa do livro será fundamental para uma boa primeira impressão, sendo o elemento de maior destaque quando a sua obra estiver inserida no meio de outras. Além de cativante, a capa quer-se profissional, feita por um designer, e com pouca poluição visual, permitindo ser lida e observada de longe. Uma capa demasiado complexa e amadora irá transmitir uma ideia de qualidade fraca nada desejável.


O desafio da formatação e do preço

Quer imprima o livro numa tipografia local ou em plataformas como a Amazon - cuja permite também a publicação em e-book - é fulcral ter em atenção a formatação da obra, garantindo que as margens e os parágrafos são uniformes. Quanto ao preço, ainda que um valor pequeno possa ser desmotivante, um demasiado elevado irá certamente afastar possíveis leitores, em especial se se apresenta como estreante. 


Como sugestão, deixamos o valor típico de um e-book e de um livro. Para um e-book, o valor ronda os 2.99€ (até 100 páginas) e os 5.99€ (mais de 100 páginas). Para uma obra em papel, o valor viaja entre os 9.99€ (até 100 páginas) e os 19,99€ (superior a 100 páginas).


O marketing está nas suas mãos

Enquanto numa editora tem à disposição uma equipa de profissionais, quando opta pelo indie esta função recai sobre si. Dedique-se à divulgação do livro (pré e pós lançamento) nas redes sociais, junto de colegas e familiares, crie um website dedicado, marque entrevistas, entre outros passos que daria caso se tratasse de outro produto.


Leia também: Marketing: Vantagens de publicar o seu livro


Leia bastante sobre o processo de publicação de um livro como autor independente e planeie bem o seu plano de ação, garantindo que o lançamento é um sucesso.


Keywords: Livro, E-book, Amazon, Marketing, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais