Erros a evitar durante os seus e-mails profissionais

Enviar um bom e-mail profissional é uma habilidade que se adquire e melhora com o passar dos anos e, para o ajudar, trazemos dicas úteis a ter em consideração

30 de outubro de 2021


Durante o seu percurso profissional, irá enviar centenas e milhares de e-mails a parceiros e clientes. Estas mensagens podem ser mais automáticas, de confirmação de encomendas, ou algo mais complexo como propostas de parceria ou angariação de novos clientes. Nestes momentos, é fundamental saber escrever e expressar-se corretamente, algo que inclui evitar estes erros crassos, que colocarão o seu objetivo em risco.


Não use demasiados floreamentos

Usar as chamadas “palavras chiques” pode parecer uma ótima ideia, transmitindo cultura e conhecimento. Contudo, duas coisas podem facilmente acontecer. Por um lado, o outro pode ficar pouco impressionado com a sua tentativa de se mostrar intelectual - muitas vezes associado a quem tem pouco para mostrar na prática. Por outro lado, o outro pode de facto não perceber o que quer dizer, e você acabar mal-interpretado.


Não insulte ou comece rumores

Falar mal de concorrentes seus ou do outro é sempre receita para maus resultados. Se você o faz sobre A, também o fará sobre a pessoa com quem pretende comunicar. Além disso, demonstra imensa falta de profissionalismo e capacidade de argumentar em seu favor.


Erros de português, incluindo gralhas 

Má gramática, erros de escrita e até gralhas podem ser prejudiciais no seu e-mail profissional. Use sempre corretores e em casos importantes, não tenha receio de pedir a alguém que leia o texto. Se o português é uma dificuldade que sempre teve, tente investir na leitura e até em explicações - melhorando enquanto profissional. O mesmo se deve aplicar a outras línguas em que se comunique.


Não partilhe e-mails de terceiros

Se vai enviar a mesma proposta para várias pessoas, crie e-mails diferentes para cada uma delas, evitando responder à pessoa errada, entre outros acidentes complicados. Em alternativa, lembre-se de colocar as pessoas em BCC, garantindo que não partilha e-mails entre elas.


Um bom e-mail profissional consegue elevar a sua empresa, alcançar aquele cliente difícil, e ajudá-lo a obter sucesso a curto e longo prazo. Contudo, num mundo ultra competitivo, é também fácil perder oportunidades devido a pequenos erros que deve evitar a todo o custo. Reflita bem na mensagem que quer transmitir e não tenha receio de ler e reler o que envia.


HÁ MAIS EM NÓS:



Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais