Erros que o podem levar a perder um cliente importante e como lidar com eles


Ter boas relações com os clientes e parceiros é fundamental para qualquer empresa, contudo, erros acontecem e em momentos de conflito pode ser fácil perder tudo se não souber lidar com a situação da melhor forma. Para evitar que tal aconteça, damos algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a sobreviver o inimaginável.


Descontentamento com a cultura da empresa

Muito muda numa empresa e na sua cultura ao longo de anos e, eventualmente, o que fazia de si uma marca a associar com outros empreendedores já não é o mesmo. Mudanças radicais podem levar clientes e parceiros a não quererem mostrar publicamente afiliação com o seu negócio, colocando-o numa situação complicada. Esteja atento ao feedback e analise bem cada passo que dá na sua empresa pois isso irá ter repercussões externas.


Problemas com o pagamento

Independentemente da estabilidade financeira de uma empresa, pode acontecer que o seu cliente se recuse a pagar um valor acordado ou que se atrase nesse pagamento. Ao comunicar a situação, poderá obter uma resposta menos satisfatória e é importante não se deixar levar pelo eventual stress acumulado. Se vir que não tem outra opção senão envolver um advogado, faça-o da forma o mais cordial possível, explicando previamente a necessidade de obter o valor em falta de modo a manter a qualidade de serviço que o cliente tanto deseja. Relembre-o que ao não pagar, está a prejudicar toda uma equipa que trabalha arduamente para entregar o pretendido. Deixe a justiça para última opção.


Falta na entrega atempada do serviço

Imprevistos acontecem mas estes são perigosos principalmente se a sua relação com o cliente é recente, ainda numa fase de avaliação. Caso ocorra um atraso numa entrega, por exemplo, é fulcral que se mostre responsável e pronto não somente a emendar como a oferecer alguma regalia numa próxima encomenda. Se o serviço for arriscado ou o prazo apertado, deixe isso claro desde o ínicio, assim como a dedicação que a sua equipa terá em resolver qualquer contratempo. Deste modo o cliente não será apanhado de surpresa e terá a sua palavra de que tudo será resolvido.


Manter uma postura profissional é fundamental mas transmitir uma imagem responsável constante, um desafio que muitos empreendedores têm dificuldade em vencer. Inspire-se nas suas experiências de vida e nas de outros colegas e, eventualmente, mentores.


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