Escritório: Como trabalhar bem em modelo de cubículo

Foram muitos meses fora do ambiente de trabalho habitual e, se passa a maioria do seu tempo num cubículo, descubra algumas das regras de etiqueta, essenciais a uma cultura saudável

5 de novembro de 2021


O regresso ao escritório físico significa regressar a modalidades como o open space ou ao conhecido cubículo, e é natural que se tenha esquecido de alguns dos pontos essenciais da respetiva etiqueta, ou talvez até se encontre pela primeira vez neste cenário. Seja qual for a sua situação, a verdade é que existem regras não faladas que devem ser respeitadas para manter uma cultura saudável e boa relação com quem o rodeia.


Bata sempre antes de entrar

Quando está perante um escritório com porta, mencionar o bater antes de entrar é óbvio, contudo, não deve deixar de o fazer num cubículo, apesar de não existir uma porta física. Bater na parede de leve indica que se aproxima, demonstra respeito pelo espaço do outro, e prepara-o para uma interação sem ter repentinamente alguém ao seu lado. É uma cortesia simples que fará toda a diferença.


Cuidado com os odores fortes

Comida, bebidas e perfumes podem ter odores fortes e ainda que alguns sejam apenas desconfortáveis, outros podem ter reações mais complicadas como enjoos. Se sabe que os seus colegas têm este tipo de reação a um cheiro específico, evite trazê-lo.


Use headphones, auriculares ou earbuds

Não existe nada mais incomodativo do que tentar trabalhar e não se conseguir concentrar devido ao barulho de música alta ou de uma conversa ao lado. Para diminuir este barulho - tanto enquanto causador e enquanto lesado -, opte por usar sempre headphones, auriculares ou earbuds, mantendo o som do computador apenas para si. No caso das conversas ao telefone, estes aparelhos permitem-lhe também falar mais baixo.


Um ambiente saudável irá melhorar os seus níveis de stress e burnout, fazendo-o querer voltar ao escritório mesmo quando o trabalho à sua frente não é tão motivante. Respeitar o espaço do outro, principalmente quando as limitações físicas são poucas, é importantíssimo para conseguir alcançar essa cultura ideal.


HÁ MAIS EM NÓS:



Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais