Essenciais de como abrir o seu primeiro negócio

Se está a pensar abrir um negócio mas não sabem muito bem por onde começar, deixamos-lhe uma checklist com os primeiros passos

29 de outubro de 2021


Gerir um negócio é sempre uma tarefa árdua, não importa se se trata de uma pequena empresa ou algo caseiro. É difícil perder-se nos preparativos, sem saber muito bem por onde começar, correndo o risco de se esquecer de detalhes importantes, ou focando esforços em algo secundário. Estes são alguns dos essenciais que deve ter em mente para um início de sucesso.


Escolher um bom nome

Um dos primeiros passos é escolher um bom nome para o seu negócio, uma vez que, esta decisão irá influenciar elementos como o seu logo, mensagem, design do website e até das redes sociais. Escolha algo original mas que seja fácil de dizer. Fuja de siglas ou nomes estrangeiros que, apesar de trendy, acabam mal pronunciados pelas pessoas. Faça uma lista e partilhe com amigos e família para que estes, como cliente teste, possam dar a sua opinião honesta.


Crie um website e um e-mail

É fundamental possuir locais de contacto super simples de encontrar. As pessoas tendem a investir apenas alguns segundos na pesquisa de um negócio cujo nome ouviram e, se não for encontrado nesse tempo, o mais certo é o possível cliente desistir. Crie um website, podendo começar por algo mais simples como o Wordpress antes de passar a opções mais profissionais como o NOS Web Pro, e um e-mail que use apenas para o seu negócio. Abrir perfis das redes sociais para que seja ainda mais fácil contactá-lo, é também uma excelente ideia.


Tenha os documentos em dia

Isto aplica-se especialmente às lojas físicas. Se possui um cantinho aberto ao público, invista em toda a documentação legal de que precisa, desde seguros, a rendas, entre outros elementos.


Organize as suas finanças

É importante criar um documento chamado P&L (Profit and Loss, ou Receita e Despesa). Aqui deverá colocar todas as despesas que tem com o negócio, bem como toda a receita, tendo uma ideia exata dos resultados no final do dia, da semana ou do mês. Este pequeno grande passo evitará que, de repente, se encontre em dívida ou com algo não sustentável. Lembre-se que ainda que seja normal investir do seu dinheiro no início, não deve colocar em risco a sua saúde financeira “doméstica” para empurrar um negócio que não funciona.


Começar esta jornada tem os seus obstáculos mas acreditamos que com estas dicas fique com uma ideia melhor do que precisa para iniciá-la. Nesta plataforma encontrará muitos mais artigos que o vão ajudar tanto neste princípio, quanto conforme a sua experiência e necessidades forem aumentando.


HÁ MAIS EM NÓS:



Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais