Facebook: Como aumentar o seu alcance em 2021

O Facebook sempre foi um desafio na hora de se manter atualizado e estas são as tendências deste ano

8 de abril de 2021


Apesar do crescimento de plataformas como o Instagram e o TikTok, o Facebook continua a ser uma rede social bastante popular e indispensável a todas as empresas. Contudo, a mudança de usuários e de algoritmo dificultam o aproveitamento do espaço, deixando pequenos e grandes negócios sem saber como aumentar o alcance e o engagement, que tanto sobe como desce. Para o ajudar trazemos algumas tendências a que deve estar atento se pretende crescer em 2021.



Equilíbrio entre conteúdo novo e evergreen

Criar conteúdo novo e atual é importante para a sua página, independentemente do tipo de produto que oferece - artigos de elementos trendy como o Natal, o verão, prémios que venceu, entre outros. Quanto aos evergreens, este tipo de post envolve Q&As gerais, artigos do género tops, trailers/teasers da sua loja, e todo o conteúdo cuja relevância é duradoura, servindo para angariar engagement tanto hoje como daqui a muitos meses. Sabendo o que pode partilhar, deve analisar que tipo de post funciona melhor e encontrar o equilíbrio perfeito entre os dois.


Sabia que pode gerir os menus da sua página?

Quem está no Facebook há mais tempo provavelmente não viu ainda a novidade mas já é possível gerir os menus da sua página, as secções da comunidade, Instagram, vídeos, imagens, etc. Reflita sobre o que é importante para si e quais os três menus que pretende destacar, sendo o primeiro inalterável. Produz bastantes vídeos? Quer dirigir as pessoas para o seu Instagram? Talvez para a página de reviews!


Aproveite ao máximo o Messenger

Antigamente, o engagement do usuário com a sua página era um dos pontos mais importantes na hora de aumentar o alcance orgânico, contudo, as coisas mudaram. O Facebook não quer apenas interações dos outros consigo mas também suas com quem o segue. Dar like nos comentários e responder de volta é uma forma de melhorar a sua posição. O Messenger tem aqui um papel importante. Além de incentivar os clientes a usar este método de contacto, deve ainda adicionar o plugin (encontrado nas definições da página), ao seu website, facilitando o processo e oferecendo-lhe um live chat gratuito e poderoso.


Aposte no vídeo

As imagens foram durante muito tempo o ponto forte do Facebook mas no último ano essa tendência tem vindo a desaparecer. Aliás, vários estudos demonstram que a partilha de imagens pode prejudicar bastante o seu alcance orgânico, devendo ser usadas apenas quando estritamente necessário. A nova aposta é o vídeo curto, mais longo do que um TikTok mas mais curto que um vídeo do Youtube. Algo rápido mas cativante de consumir como Q&A, amostras de novos produtos, guias de como usar ou até momentos engraçados do que está por detrás da cortina.


Conseguir uma boa presença no Facebook requer manter-se atualizado das novas tendências e dos novos algoritmos, pois ao cair será difícil levantar-se. Não tenha receio de experimentar, interaja com quem o segue, e crie conteúdo interessante e divertido.


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