Facebook: Como e quando deve repartilhar o seu conteúdo?


Se possui uma empresa, certamente já criou a sua página no Facebook, uma das plataformas mais populares nos dias de hoje, ao lado do Instagram e do TikTok. Além de responder a comentários e de promover os novos artigos, com as novidades e as promoções, é fulcral dar atenção ao conteúdo evergreen, aqueles textos com os melhores produtos, dicas de utilização, perguntas frequentes, entre outros. Este tipo de página não deve ser partilhada apenas uma vez, aproveitando a sua longevidade. A questão então coloca-se: qual a melhor altura para repartilhar?


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Comecemos pelos números

É sabido que alcançar os resultados do post original é difícil mas qual será então a percentagem conseguida por um repost? Segundo um estudo do Echobox, empresa responsável por um gestor de redes sociais que usa a inteligência artificial para publicar conteúdo, as repartilhas têm cerca de 67% dos clicks recebidos pela partilha original. Em alguns casos, registou-se um aumento dos resultados iniciais. Isto demonstra a importância de investir em conteúdo antigo mas relevante.


Quando realizar o segundo post?

A resposta a esta pergunta depende de alguns fatores. No caso das “breaking news” como o lançamento de um novo produto ou de uma promoção especial, o ideal é repartilhar na primeira semana após a publicação, devido à urgência do conteúdo. Para artigos com os melhores produtos, por exemplo, este pode vir duas semanas depois, dando ao post original tempo para angariar toda a interação possível.


Qual o número de posts e reposts?

Neste passo terá de analisar cuidadosamente os resultados atuais da sua página. O número ideal de partilhas (entre novo conteúdo e conteúdo velho), é de 40 por dia. Se ainda não alcançou este volume, deve pensar em novos artigos, imagens ou vídeos a partilhar, de forma a manter o seu público interessado na página, mostrando também ao Facebook que a sua marca é ativa na plataforma.


Qual o ratio ideal entre eles?

De um modo geral, as repartilhas devem alcançar o mesmo número de clicks, ou mais, que o conteúdo original. Se isto estiver a acontecer, está no bom caminho, mostrando que o repost está a resultar, podendo até aumentar ligeiramente o seu número em comparação com as novas notícias. 


Caso isto não se verifique, está na hora de refletir sobre a qualidade e a relevância das repartilhas. Talvez o artigo já não tenha importância, talvez esteja mal escrito ou com um tom pouco ideal ao seu público-alvo. A primeira solução é então apostar no novo conteúdo, pois é ele que gera as maiores interações.


No final, é fundamental analisar mensalmente a sua página do Facebook, ajustando e reajustando consoante a necessidade. Perceba que tipo de post é mais relevante para os seus seguidores (novo ou antigo), e publique usando esses dados. Construa bons artigos originais que tratem assuntos tendência, e elabore conteúdo duradouro como tops ou dicas que se tornem importantes para quem o segue, tanto hoje como amanhã.


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