Família: Conciliar a carreira e a vida pessoal


Subir na carreira e obter sucesso nela enquanto constrói uma família pode não ser algo fácil de fazer, contudo, milhares de empreendedores conciliam ambos os mundos de forma saudável e que lhes permite tirar o maior proveito de todas as experiências da sua vida.


Ser tão exigente com a família, quanto com o trabalho

Muitos profissionais priorizam as suas responsabilidades no trabalho como reuniões ou a elaboração de novos projetos, deixando de lado jantares em família, eventos dos filhos, entre outras ocasiões. Ora, um dos passos é conseguir priorizar igualmente a sua família, percebendo que poderá ter de marcar reuniões para dias que não estejam ocupados com momentos especiais, por exemplo.


Retire tempo para a família

Organize o seu tempo e bloqueie horas ou dias para estar com a sua família, ao fim-de-semana por exemplo. Nestes períodos deverá ter o telemóvel sem som e afastar-se do trabalho, ainda que possua algum alerta para casos de emergência. Tal como não interrompe uma reunião para falar com a família, não a deve interromper para tratar de outros assuntos.


Mantenha poucos meios de comunicação

O e-mail é uma boa forma de comunicação entre a equipa, no entanto, é muitas vezes inundado de outras mensagens, sejam de parceiros, de clientes, ou somente spam. Isto leva as empresas a optarem por plataformas de comunicação como o Monday ou até o Facebook e, apesar de funcionar, é importante que mantenha uma plataforma principal, garantindo que não tem de verificar vários programas ou sites para ter a certeza de que nenhuma mensagem ficou por ler ou responder.


Pensa na possibilidade de ter um assistente

Possuir um assistente é bastante útil, especialmente se possuir uma carga horário bastante pesada. Se algo importante acontecer, o assistente poderá alertá-lo, e se algo menos crítico ocorrer, ele poderá tomar as rédeas da situação momentaneamente. Este profissional é igualmente fundamental para fazer uma análise prévia dos e-mails ou das mensagens a que deve responder, e do spam que deve ser eliminado, mantendo as suas plataformas limpas e prontas a serem utilizadas da melhor forma.


Estas dicas podem ajudá-lo não só a equilibrar o seu tempo como a fortalecer os laços familiares e levarem-no a sentir-se realmente concretizado tanto profissional como pessoalmente. Lembre-se, não tem de colocar a sua carreira em segundo plano.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como consolidar a carreira com a vida familiar

Regras para quem trabalhar com familiares


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais