Fechadura Inteligente: O que são e quais as variantes


Na hora de proteger a sua loja ou o seu escritório existem várias opções, desde videovigilância a detetores de movimento, no entanto, não deve esquecer o mais básico, ou seja, as fechaduras. Com o avanço da tecnologia, nascem novos sistemas a que deve estar atento, incluindo as chamadas fechaduras inteligentes que, contrariamente ao habitual, não precisam de uma chave física para abrir.


LEIA TAMBÉM: As ameaças de cibersegurança mais populares


Fechadura com leitor de cartões

Este é possivelmente o tipo mais frequente de fechadura inteligente, encontrado muitas vezes em hotéis para trancar os quartos dos hóspedes. Estes cartões podem ser programados para abrir determinada porta ou um conjunto delas, consoante o cargo do profissional. 


Fechadura com código

Opção também encontrada tanto em hotéis como blocos de apartamentos, este tipo de fechadura é mais segura ao não precisar de um elemento físico que, à semelhança das chaves, pode ser perdido ou facilmente roubado. É apenas necessário um código PIN que deve ser mudado com frequência.


Fechaduras Wireless ou Bluetooth

O smartphone entra aqui em ação pela primeira vez. Através de ligação wireless ou bluetooth, é capaz de abrir a fechadura usando apenas o seu dispositivo móvel, em alguns casos sem a necessidade de uma aplicação associada. Adicionalmente, existem serviços que usam este método e o aliam ao desbloqueamento por proximidade, algo encontrado, por exemplo, nos carros mais modernos.


Ferraduras por Biométrica

Tal como acontece nos dispositivos móveis, estas fechaduras abrem através da verificação da impressão digital, do rosto ou da íris, sendo a alternativa mais segura do grupo mas também a mais cara, não apenas pelo valor da tecnologia mas também do registo de todos os profissionais numa base de dados. Esta opção é usada normalmente para a segurança de objetos valiosos e não tanto de um escritório comum. 


Tal como acontece na cibersegurança, é fundamental manter-se a par dos novos tipos de segurança para que proteja os seus bens devidamente, desde os computadores aos documentos físicos com dados sensíveis que podem ser usados como resgate ou chantagem.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais