Franchise: Essenciais para criar uma rede de franchising


Se está a pensar em iniciar o seu próprio franchising, deve saber que, para que este empreendimento tenha sucesso, deve passar uma série de passos. A preparação é a sua melhor amiga.


LEIA TAMBÉM: Outsourcing: Funções que pode e deve deixar a cargo destes profissionais


Informação

Reúna a maior quantidade de informação possível sobre modelos empresariais de sucesso que levaram pequenas marcas a tornar-se grandes empresas franchisadas. Não se esqueça de se informar também junto do Instituto de Informação em Franchising, cujo poderá ajudá-lo nos primeiros passos para este grande empreendimento.


Avaliação de Viabilidade

A decisão de tornar a sua marca um franchising requer muita reflexão e atestar a viabilidade deste projeto, estabelecendo as características do mesmo, as condições que quer estabelecer para a exploração e o formato deste. Este período de avaliação deverá dizer-lhe com certeza se o avanço para o franchising é ou não aconselhável – aceite que pode simplesmente não ser. Lembre-se de considerar a evolução da ideia a franchisar, perfil do cliente, análise SWOT, perfil do franchisado, fatores de fidelização, aspectos operacionais, análise de questões logísticas, definição de fórmula económico-financeira e análise de todos os aspectos jurídicos.


Preparação

Depois de ter a certeza de que é viável avançar para a opção do franchising, chegou o momento de estruturar o seu negócio para o encaixar nesta nova realidade. O mais importante é padronizar informação para que seja de mais fácil transmissão através dos seguintes documentos – contrato de franchising, manual operacional, manual relacional, manual de gestão, manual técnico, manual de imagem corporativa. Nesta fase deve ainda definir pormenorizadamente o perfil do franchisado-tipo e estabelecer o seu processo de formação (teórico-prática, módulos contínuos e de acompanhamento na abertura do espaço individual).


Contrato

Não se deixe enganar. O contrato de franchising deve ser uma das últimas coisas que deve fazer. Não prescinda de um advogado especialista em franchising e empresas e respeite todas as disposições do Código Deontológico Europeu de Franchising, da legislação portuguesa e da legislação comunitária vigente.


Lançamento

Nesta última fase é crucial definir as etapas do processo de seleção, desenvolver uma bem-sucedida campanha de lançamento, criar materiais de apoio para os seus franchisados (uma espécie de dossier de captação de franchisados), formar uma equipa de confiança e estude a melhor forma de divulgar o seu projeto.


LEIA TAMBÉM: Investimento: Erros que podem colocar o seu pitch em causa


Este é um passo muito importante e que deve dar com um cuidado especial. Leia tudo sobre a material, contacte os melhores profissionais da área e dê um passo em frente.


Keywords: Franchise, Franchising, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais