O que é o Fundo de Maneio e como o pode ajudar.
O conceito de fundo de maneio é muito utilizado no âmbito da análise financeira das empresas – a forma como é financiado o seu ciclo de exploração (como gere existências, dívidas de clientes, dívidas de fornecedores).
Com o objetivo de corrigir ou impedir totalmente a existência de ruturas de tesouraria, a empresa necessita de dispor então de uma margem de segurança que se traduz num excedente de capitais permanentes sobre o imobilizado líquido, ou, se preferirmos, dos ativos circulantes perante os passivos circulantes.
Colocado de forma ainda mais simples – é a capacidade de uma empresa assegurar a todos os momentos a normalidade da sua atividade a curto prazo.
Temos então como fórmula para cálculo do fundo de maneio:
FM = Ativos circulantes – Passivos circulantes
- Por ativos circulantes entendem-se contas de bastante liquidez que se antecipam ser convertidas em dinheiro (ex: clientes, existências, títulos negociáveis, caixa);
- Por passivos circulantes entendem-se as obrigações que devem ser pagas (ex: dívidas com fornecedores, impostos, empréstimos bancários, encargos sociais, provisões, salários).
A interiorização da fórmula direciona-nos imediatamente para a sua importância na medição do equilíbrio patrimonial da empresa.
No caso de um fundo de maneio positivo, a empresa tem mais ativos do que dívidas. Se, ao contrário, o fundo de maneio for negativo, estamos perante um desequilíbrio patrimonial, implicando-se uma carência de aumento de ativos.
Existem várias medidas que uma empresa pode tomar para controlar o crescimento das suas necessidades de fundo de maneio, sendo que, genericamente, as medidas enquadram-se em 3 campos:
- Minimização das quantidades e valores em stock;
- Minimização dos prazos e montantes em recebimento;
- Maximização dos prazos e montantes de pagamento.
Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo