Indicadores da sua empresa que deve rever para 2021


Existem indicadores essenciais para que possa gerir e controlar o futuro da sua empresa, garantindo que o lucro se mantém a subir e de que a dívida não lhe traz problemas a curto e longo prazo. Este foi um ano complicado e torna-se ainda mais importante refletir sobre o que correu bem e o que correu menos bem. Deixamos não apenas o tipo de dados que deve analisar mas também como os calcular.


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Liquidez Geral [Ativo Circulante / Passivo Circulante]

Mede a capacidade da empresa de enfrentar responsabilidades de curto prazo. Idealmente deve ser superior a 1.


Liquidez Reduzida [(Ativo Circulante – Existências) / Passivo Circulante]

A comparação desta com a Liquidez Geral permite aferir sobre o peso das existências relativamente ao restante ativo circulante. Diz se a empresa tem fundos facilmente acessíveis para responder a obrigações a curto-prazo.


Rentabilidade dos Ativos ou ROA [Resultados Operacionais / Ativo Total]

Indica qual a capacidade dos ativos de gerar resultados.


Rentabilidade dos Capitais Próprios ou ROE [Resultados Líquidos / Situação Líquida]

Avalia a capacidade de remuneração dos capitais investidos. Um ROE elevado significa crescimento e valor acrescentado na empresa.


Prazo Médio de Recebimento [Saldo Clientes / Total de Vendas x 365]

Exibe o tempo médio necessário até receber dos clientes. Aqui um rácio alto exibe ineficiência de cobranças ou falta de poder negocial.


Endividamento [Capitais Alheios / Capitais Totais]

Explora o nível de dívida contraída pela empresa para o financiamento da atividade. Um valor alto pode limitar muito pedidos de financiamento bancário, por exemplo.


Recuperação de Dívida [Dívida total em Empréstimos / Autofinanciamento]

Estimativa do tempo necessário para uma empresa pagar as suas dívidas.


Solvabilidade [Capital Próprio / Passivo Total]

Capacidade da empresa em solver as suas dívidas. Se o valor for superior a 1 significa que o seu património chega para cobrir todas as dívidas.


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Com estes dados, ou pelo menos alguns deles, saberá ao certo qual a situação do seu negócio, podendo depois estudar as formas de o otimizar consoante as necessidades específicas da sua marca.


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