Instagram: Como saber se os pedidos de parceria são verdadeiros?

A época festiva está a chegar, e com ela surge uma nova onda de publicidade em plataformas como o Instagram, o que significa que é altura indicada para se ter cuidado com burlas informáticas

5 de dezembro de 2021


O Facebook e o Instagram são os principais lugares em que os leitores são bombardeados com propostas de parcerias, mas o grande problema não é a quantidade de parcerias, mas sim a sua veracidade. Através dos pontos que se seguem, nós ajudamos a que consiga identificar melhor estas propostas fraudulentas.


Investigue o histórico do parceiro

Existem sites, como por exemplo o ICANN, que lhe permitem ver quando é que os sites foram estabelecidos. Esta ferramenta é importante para analisar há quanto tempo o site existe, isto é importante porque negócios fraudulentos não costumam manter o mesmo domínio por muito tempo.


Procure pela existência de reclamações

Nos dias que correm, a maioria dos sites de compra e venda estão presentes em plataformas que permitem críticas, este é um passo importante para analisar a sua confiança. Evite perder tempo com comentários no site da própria empresa ou nas suas redes sociais, uma vez que estes podem ser fabricados, opte por utilizar ferramentas independentes como o Google My Business.


Assegure-se da veracidade da política de retorno

Antes de comprar o que quer que seja, certifique-se de quão clara é a política de devoluções. O vendedor permite retornar objectos comprados? Quantos dias tem para devolver o produto? A loja oferece reembolso? Estas são as principais questões que deve ter respondidas antes de clicar no botão “comprar”.


Experimente o suporte técnico

Não tenha medo em contactar a empresa através dos seus canais oficiais, sejam eles e-mail, número de telefone ou mensagem direta nas redes sociais.


Faça o pagamento com um cartão de crédito

Apesar de todos os passos que já tivemos até ao momento, há sempre a possibilidade de sermos apanhados de surpresa. De tal forma que, no momento do pagamento, é ideal que opte pela utilização de um cartão de crédito, pois este método acarreta elementos extra de segurança que permitem a devolução do dinheiro caso o produto não seja entregue, ou não preencha os requisitos prometidos pelo vendedor.


Agora que vivemos numa era totalmente integrados no mundo digital, é sempre importante estar com atenção ao mundo virtual que nos rodeia, principalmente porque o anonimato da internet facilita o desenvolvimento de pessoas mal intencionadas. De tal forma, se estiver com dúvidas, o melhor é utilizar as dicas indicadas acima.


HÁ MAIS EM NÓS



Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais