InsurTech: O que é e quais os seus benefícios


Certamente já ouviu falar em insurTech mas será que conhece o significado deste termo, assim como a sua função e respetivos benefícios? Fique a conhecer um pouco mais das áreas em surgimento e que começam a deixar marca no mundo do empreendedorismo.


LEIA TAMBÉM: Podcast: Dicas para construir um programa de sucesso


O que significa insurTtech?

InsurTech provem da junção das palavras “Insurance” e “Technology”, podendo ser traduzido como “tecnologia do seguro”, e remete às empresas que usam as várias vertentes da tecnologia para modernizar as seguradoras, desde a criação à distribuição, passando pela administração.


Como impacta as seguradoras?

Apesar da modernização de inúmeras áreas, as seguradoras continuam a depender fortemente de processos tradicionais, manuais e repletos de burocracias, cada vez menos apelativos para o consumidor moderno. 


As insurTechs usam plataformas como as aplicações, os wearables, e as redes sociais com fim a criarem processos e ofertas personalizadas que vão de encontro às necessidades específicas do comprador atual, adaptando-se consoante novas tendências.


Os grandes benefícios

Tradicionalmente, o consumidor tem de se deslocar a uma seguradora, fazer um telefonema ou preencher diversos formulários até chegar a um seguro que se aproxima do desejável. Com as insurTechs já é possível tratar deste processo usando uma aplicação para smartphone que escolhe o que é pedido com precisão.


As tecnologias mais usadas

Para alcançar os melhores resultados, estas empresas utilizam ferramentas como a Big Data (uma área centrada no tratamento e na análise de um conjunto de dados demasiado grande para ser trabalhado por métodos tradicionais), a Inteligência Artificial e a Internet of Things (a capacidade de conectar diversos aparelhos através da internet).


Resultados esperados

Com estas mudanças, as seguradoras tornam-se capazes de conseguir mais clientes, curiosos para conhecer uma empresa que vai precisamente ao encontro do que quer, enquanto os retém. Deste modo, o processo de querer um seguro deixa de ser uma dor de cabeça para o consumidor, e torna-se em apenas mais um produto.


LEIA TAMBÉM: Segurança: As passwords que deve evitar completamente em 2020


Esta é uma das áreas em forte crescimento na Europa, com especial atenção à Alemanha. As insurTechs estão a revolucionar não somente a forma como interagimos com as seguradoras, como a forma com que lidamos com a tecnologia à nossa volta.


Keywords: InsurTech, IoT, Big Data, Inteligência Artificial, Internet of Things, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais