Linguagem Corporal: O que a postura do outro lhe diz
A linguagem corporal é um elemento muito importante da interação humana, especialmente quando falamos de empreendedorismo ou de reuniões ou apresentações de projetos e propostas de parcerias. Ao saber ler os gestos e os comportamentos do outro, conseguirá adaptar-se corretamente, alcançando o seu objetivo.
O contacto com os olhos deve ser mantido
Ainda que olhar fixamente o outro nos olhos por longos períodos de tempo não seja aconselhado, tendemos a olhar o outro quando estamos interessados no que este tem a dizer. Se a pessoa com quem está falar evita o seu olhar constantemente, isto pode indicar que não o respeitam, que está intimidar quem o rodeia, ou que o outro está desinteressado.
A posição na cadeira diz tudo
Enquanto estar inclinado para trás na cadeira significa muitas vezes que o outro está cansado ou aborrecido de o ouvir, estar inclinado para a frente reflete o foco e o interesse na sua apresentação ou retórica.
Inquietação Inconsciente
Mexer no anel, brincar com os dedos, abanar uma caneta no ar, mexer no cabelo, tudo isto são sintomas de aborrecimento, cansaço, dificuldade em concentrar-se, entre outros males que devem ser analisados. Deve ter em consideração que estes movimentos inconscientes podem dever-se ao cansaço natural do dia mas pode igualmente significar que a sua apresentação não é cativante, devendo adaptar-se imediatamente.
Pequenos detalhes podem fazer a diferença e ajudá-lo a movimentar-se de forma a conseguir que o outro lhe preste a atenção devida, conseguindo as melhores parcerias e apresentando os seus produtos e os seus projetos de modo frutífero.
OUTROS ARTIGOS:
Conheça as melhores alternativas ao Powerpoint
Mitos sobre as apresentações que o irão surpreender