Logística: Truques para otimizar e poupar no transporte e armazenamento


Os custos de transporte e armazenamento dos produtos são sempre elevados e é normal que, como empresa, aprenda a poupar ao máximo, podendo depois direcionar o extra para funcionários ou outras necessidades do seu negócio, especialmente numa altura em que tantos enfrentam grandes desafios financeiros. Por isso, deixamos algumas dicas de como aproveitar as melhores vantagens na área da logística.


LEIA TAMBÉM: Dicas de como lidar com um cliente difícil


O que é a Logística e como se aplica a si

A logística é a área responsável pela gestão de recursos e equipamentos tornando possível a execução de todas as atividades da empresa. Os recursos em questão podem ser físicos (pessoal, equipamento, alimentos, por exemplo) ou abstratos (tempo, informações, energia).


Determinar metas e objetivos de poupança, calcular os gastos de logística atuais, tentar comparar com custos de empresas similares, e desenvolver um plano de poupança, composto por ações onde implementar as mudanças, são alguns dos passos essenciais para esta adaptação.


Poupar no transporte

- Selecionar o meio de transporte de acordo com a quantidade, qualidade e natureza do produto em questão, cada meio tem vantagens e desvantagens que devem ser conhecidas.


- Otimizar rotas, quer em casos de transporte de mercadorias, quer por exemplo em casos de negócios que envolvam atividades porta-a-porta, a otimização de rotas é essencial para descobrir o caminho mais curto e rápido. Desta forma existe poupança não só em termos de custos monetários, como também de tempo.


- Consolidar mercadorias. Se existir a possibilidade de juntar várias encomendas ou produtos na mesma remessa, sai mais barato.


- Antes de considerar viaturas em nome da empresa, deve avaliar profundamente se estas se justificam ou se outra modalidade (aluguer pontual, por exemplo), ou outro meio de transporte não é uma opção mais adequada.


- Em caso de necessidade de entregas urgentes, tenha por perto uma lista de correios estafeta. Não existem apenas os serviços de correio expresso CTT.


Poupar no armazenamento

- Manter um bom equilíbrio entre a procura e o abastecimento.


- O stock zero seria o ideal, ou seja aquele em que a procura esgotaria sistematicamente e em tempo todo o stock, tornando desnecessário o armazém. (objetivo difícil de se alcançar sem correr riscos de incapacidade de fornecimento).


- Um sistema adequado de manutenção e inventário de stock é fundamental para perseguir um objectivo de stock zero.


- Nem sempre necessita ter o armazém perto de si; procure partilhar com outros negócios e/ou empresas o espaço em questão.


LEIA TAMBÉM: Portfólio: Como se promover da forma mais correta


Estas pequenas dicas são importantes especialmente para quem se encontra a dar os primeiros passos. Reflita sobre cada um dos pontos e crie um plano escrito, semelhante ao plano de negócios, onde aponta as soluções e as possibilidades para cada secção.


Keywords: Logística, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais