Loja online: Como aumentar as vendas na sua plataforma


Com a cada vez maior popularidade das lojas online, é imperativo que invista em saber quais as melhores estratégias para aumentar as vendas da sua plataforma, garantindo que se mantém a par das novas tendências e das novas exigências, tanto da geração mais nova como das que começam agora a optar por este tipo de compra.


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Velocidade, velocidade, velocidade

Vários estudos demonstram que a velocidade de um site é um dos principais fatores que levam o usuário a permanecer ou a ir embora. Idealmente, a sua página deve abrir nos primeiros três segundos, sendo que cada segundo adicional aumenta a probabilidade de o visitante encerrar a página.


Crie emblemas de qualidade

Fale com a equipa criativa para a elaboração de emblemas que demonstrem as suas qualidades e a forma como se mantém a si, e ao consumidor, em segurança. Estes símbolos podem ter o programa de segurança que usa, o facto de permitir pagamentos via PayPal ou Multibanco, a possibilidade de devolução simples e sem custos adicionais, entre outros.


Diversifique o seu método de pagamento

As novas tecnologias permitem ao usuário adquirir produtos através de inúmeros métodos de pagamento e é importante que diversifique este elemento, usando não apenas os métodos tradicionais (multibanco ou cartão de crédito), como também pagamento pós-fatura, no ato da entrega, via PayPal ou semelhantes, G-Pay, Apple Pay, entre outros.


Deixe os seus descontos bem visíveis

Se entrou numa nova promoção ou determinado produto possui um desconto especial, tenha a certeza de que essa é a primeira informação que o usuário vê quando entra no site. Caso contrário, ele irá diretamente para o produto que procura, passando ao lado de outras ofertas que lhe podem interessar. Faça o mesmo com novos produtos ou produtos em destaque.


Ofereça uma experiência de loja física

Uma das razões porque muitas pessoas continuam a optar pela compra numa loja física é o facto de nela poderem ver o produto diretamente, percebendo bem as dimensões, os materiais, os vários bolsos ou compartimentos. Deixe visíveis vídeos review onde demonstrar o seu produto, tire fotos de vários ângulos, e revele os materiais usados e as suas dimensões.


Não abandone os carrinhos esquecidos

Um dos acontecimentos mais comuns numa loja online são os carrinhos esquecidos, quando um cliente adiciona produtos mas não conclui a compra. Isto pode dever-se a vários fatores, desde a falta de métodos de pagamento, até aos portes demasiado altos ou restrições quanto aos países de envio. Talvez o cliente esteja ainda a usar o carrinho como wishlist, pretendendo regressar a ele. Quando isto acontece deve preparar-se para atuar, enviando um e-mail simpático com os próximos passos, um questionário breve para perceber o que ocorreu, ou avisando o cliente quando os artigos em questão tiverem em desconto.


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Otimize a venda online e não se esqueça de deixar claro no seu site e redes sociais de que a sua marca usa este tipo de plataformas, especialmente se for algo recente.


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