Macbook: Dicas para quem quer passar de um Windows para um macOS


Nos últimos anos, mais e mais profissionais têm optado por fazer a transição do seu computador Windows para um Macbook devido a opiniões positivas de amigos e colegas, ou pela curiosidade de experimentar algo novo. No entanto, antes de optar por esta escolha deve ter em atenção alguns aspectos, evitando que tome a decisão errada.


LEIA TAMBÉM: Macbook: As vantagens de trabalhar com produtos Apple


Qual a razão que o levou a tomar esta decisão?

Esta é provavelmente a grande questão que se deve colocar. A maioria das pessoas afirma que a escolha provém da percepção de que os Macbook duram mais e de que têm uma melhor performance que os computadores que usam o Windows, contudo, também é verdade que muitas delas fizeram a transição de um computador relativamente barato para um Macbook caro, feito com boas peças e com o melhor hardware disponível. Antes de tomar a decisão final, perceba se o seu problema não será resolvido ao adquirir um Windows de uma boa qualidade.


O Microsoft Office está disponível no Mac

É verdade que antigamente o Microsoft Office funcionava somente nos computadores Windows mas isso já não se aplica quando falamos do Office 365, compatível com ambos os sistemas operativos. Se usa este software para trabalhar, nada irá mudar.


Nem todos os programas que existem no Windows, existem no macOS

A maioria dos programas existem para ambos os sistemas operativos mas encontrará excepções. Antes de avançar com a mudança, analise bem os programas que usa para trabalhar e confirme nos sites respetivos se estes têm compatibilidade.


O Macbook pode ser mais simples de usar mas não é tão rápido quanto julga

A primeira coisa que normalmente ouve sobre o Macbook é o facto de ser bastante intuitivo mas se vem de um Windows é natural que a alteração não seja tão simples quanto pensa. O layout é diferente assim como o modo como realiza tarefas simples. Tenha em atenção que terá de aprender a mexer no Mac e isso pode demorar algum tempo.


Explore os programas e os atalhos

Uma das vantagens do Macbook são os atalhos simples de usar e que irão facilitar o seu trabalho, mais intuitivos que os do Windows. De igual modo, existem programas que vêm de raiz e que serão uma mais valia, por exemplo, o recorte de imagem.


LEIA TAMBÉM: AirPods Pro: As vantagens dos novos acessórios da Apple


Não tome uma decisão precipitada que o possa vir a prejudicar, especialmente se os programas de que depende não funcionarem no Macbook, por exemplo. Analise bem as opções e aquilo que a Apple tem para lhe oferecer quando se fala de computadores portáteis.


Keywords: Macbook Pro, Apple, iOS, Windows, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais