Macbook: Truques escondidos que o tornam mais produtivo


Antes associados às elites, a verdade é que na hora de escolher um computador para trabalho, os Macbooks aparecem nas escolhas preferidas dos profissionais, tanto em teletrabalho como em modelos tradicionais em escritório. Isto acontece pela sua durabilidade e menor probabilidade em se tornar lento com o passar dos anos, contrariamente ao que por norma acontece com os computadores Windows. Contudo, a maioria dos usuários desconhece alguns atalhos e até features escondidas que exploramos neste artigo, ajudando-o a melhorar a sua produtividade e até o gosto por trabalhar com um Macbook.


LEIA TAMBÉM: Como comprar um bom computador de trabalho


Tire screenshots mais rápidos

Na hora de enviar determinados gráficos e até pedaços de texto a colegas ou chefias, é natural optar pela captura de ecrã, afinal, é mais prático do que enviar um pdf completo e dizer em que página se encontra a informação pretendida. No entanto, há um modo simples de aceder a esta ferramenta, sem ser o icon do software em si:

  • Command + Shift + 4 = Selecionar a área do ecrã que deseja capturar e soltar. A imagem ficará guardada na pasta definida para transferências;
  • Shift + Control + Command + 4 = Selecionar a área do ecrã que deseja capturar e soltar. A imagem ficará guardada na memória RAM, sendo apenas necessário usar “colar” no documento ou no e-mail onde quer adicionar a imagem. Contrário à primeira opção, este segundo atalho evita um ficheiro físico que tem depois de eliminar do computador, ajudando-o a manter o aparelho e o ambiente de trabalho mais limpos e organizados;
  • Command + Shift + 3 = Basta soltar para capturar a tela completa, sendo que o ficheiro irá para as transferências.


Chegar à calculadora com o Spotlight

Precisa de chegar rapidamente à calculadora sem ter de ir ao Launchpad e perder alguns segundos à procura do ícone certo? Clique em Command + Spacebar e escreva o problema - o Spotlight irá dar-lhe a resposta de forma imediata.


Deixe as suas comunicações mais informais

Mesmo quando envia e-mails profissionais, não é incomum o uso de emojis para tornar o texto mais informal ou simpático, em especial quando fala com alguém conhecido e de longa data. Coisas como “Muito obrigada :)” ou “Boas Férias :D” são perfeitamente aceitáveis. O mesmo acontece em chats como o Microsoft Teams onde o uso deste tipo de comunicação é frequente e até desejável na altura certa. Ora bem, se clicar em Control + Command + Shift, terá acesso a uma janela com todos os emojis de que precisa para facilitar a escrita e o envio de mensagens.


Organize e limpe o seu computador

Já não precisa de determinado ficheiro? Command + Delete e nunca mais o verá! Para limpar a reciclagem, basta abrir e usar Shit + Command + Delete e aceitar. 


Passe pelas tabs do Chrome mais depressa

Sejamos realistas, provavelmente todos temos cerca de cinco ou mais janelas abertas no nosso browser. Sabia que há uma forma de viajar entre elas de forma rápida? Option + Command + Seta da Direita / Seta da Esquerda e já está. Nunca foi tão fácil transferir consultar várias plataformas ao mesmo tempo.


Claro, não se preocupe em usar todos estes atalhos do dia para a noite. Escolha um ou dois de que mais precisa e comece por memorizar esses. Numa fase inicial pode levar-lhe mais tempo, tendo de conferir as teclas, mas com o tempo irá fazê-lo automaticamente sem sequer pensar muito nos movimentos, aumentando em muito a sua produtividade.


Keywords: Macbook, Apple, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais