Os maiores problemas que pode ter com a equipa e como os resolver


Gerir uma empresa é um grande desafio e existem obstáculos que podem mesmo fazê-lo pensar na dispensa de determinado profissional. Estes são os maiores problemas que poderá enfrentar e as soluções que os devem acompanhar para preservar a equipa e a cultura da empresa.


LEIA TAMBÉM: Produtividade: Vantagens de resolver problemas em equipa


Desrespeito pelos colegas

O sentimento de superioridade devido a uma hierarquia maior, a mais experiência ou a um percurso académico avançado podem levar alguns profissionais a desrespeitarem ou a maltratarem os colegas, pensando que estes não possuem a mesma competência. Este tipo de personalidade não é fácil de gerir mas quando os seus resultados são bons deve optar por uma abordagem construtiva. Foque-nos nos factos, nas vitórias dos colegas e até mesmo nas falhas, inevitáveis, do profissional.


Exigência de determinados benefícios

Exigir trabalho remoto, maiores horas de almoço ou menos horas extra em troca da sua continuação na empresa é uma situação perigosa. No entanto, ainda que não deva oferecer vantagens a um profissional e não a outros somente porque este o exigiu, é fundamental analisar a razão que leva aos pedidos. Estará a equipa inclinada para o remoto? Estará a pedir demasiadas horas extra, acabando por desgastar a produtividade de quem trabalha consigo? Pode estar na hora de se atualizar enquanto empresa.


Descontentamento constante e baixa produtividade

Se procura criar uma cultura saudável, é fulcral não deixar que a equipa acabe descontente, diminuindo a sua produtividade. Sim, este tipo de atitude pode vir de um ego grande mas existem elementos a considerar. São os equipamentos adequados? Estarão os computadores de trabalho desatualizados e lentos, dificultando o trabalho das pessoas? Está na hora de atualizar as ferramentas de trabalho?


Não leia uma reclamação ou exigência como uma atitude negativa. Analise o descontentamento individual ou geral e adapte-se às novas necessidades. Quanto aos profissionais mais difíceis, ainda que dispensá-los possa salvar a sua cultura, isso não é a única opção e deve fazer um esforço por reter talento.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais