As maiores tendências para mercearias e minimercados em 2021
Se possui uma mercearia ou um minimercado então estas são algumas das tendências que irão ganhar popularidade durante 2021. Num mundo em constante mudança, especialmente pós-pandemia, deve fazer um esforço por se manter a par do que é mais procurado pelos consumidores, garantindo que continua a ser a preferência e que os clientes não “fogem” para concorrentes modernizados.
Caixas self-services com scan automático
Ainda pouco encontrado em Portugal, estas caixas self-service possuem um compartimento onde os clientes colocam as suas compras. A máquina usa depois o scan para registar os produtos sem a necessidade de os passar manualmente, um por um, facilitando o processo de checkout.
Tecnologia “scan & go”
De certa forma semelhante ao ponto acima, o “scan & go” usa uma aplicação para smartphone e tablet que permite à pessoa fazer scan do produto conforme o guarda num cesto ou num saco. No fim, basta usar o mesmo aparelho para pagar e sair da loja, sem necessidade de passar por uma caixa física.
Entrega em loja e ao domicílio
A pandemia acelerou algumas mudanças de hábito e uma delas é a popularidade tanto da entrega em loja, como da entrega ao domicílio. No primeiro caso, o cliente faz a encomenda em casa, a partir do telefone ou de um website dedicado, recolhendo os produtos em loja não tendo de se deslocar ao seu interior. No segundo caso, como o nome indica, a encomenda é entregue na casa através, por norma, de um veículo da empresa.
Evite lojas físicas demasiado cheias
As aglomerações estão a ser evitadas por muitos clientes e é natural que esta tendência permaneça durante os próximos anos, até a população estar fora de perigo e perder um hábito ganho ao longo de muitos meses.
Uma atenção extra ao meio ambiente
As embalagens dos produtos e os respectivos sacos devem ser também uma preocupação, bem como outros elementos descartáveis, por exemplo, palhinhas. O meio ambiente é um tópico importante por vários motivos mas, para além de manter uma consciência limpa, garante também que reconhece o desejo do consumidor de diminuir a sua pegada. Procure materiais recicláveis e evite plásticos de uso único.
Por mais sucesso que tenha o seu espaço, é fulcral estar a par das tendências e da mudança natural da sociedade. Ao manter os mesmos hábitos acabará por ser ultrapassado pela concorrência e, em contrapartida, seguir o que é procurado pelo consumidor moderno, aumenta a probabilidade de crescer no seu mercado.
Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo