Como se manter ativo e produtivo ao longo do dia


Há dias em que se sente imparável mas existem certamente dias em que só lhe apetece ir para casa e descansar devido ao stress e à tensão acumulados. Nem sempre é possível, contudo estas dicas irão ajudá-lo a manter-se produtivo mesmo nos dias mais chuvosos.


Comece o dia com um banho morno

Esta dica nasce daqueles dias em que se sente pouco produtivo mesmo pela manhã. O calor tende a fazer-nos sentir confortáveis, não ajudando quando se tentar concentrar em trabalho. O ideal é um banho frio, porém, este quase nunca é possível, por isso, pode e deve optar por um banho o mais frio que consiga.


Faça uma pausa pela manhã

Algumas empresas já incluem de certa forma um horário de pausa a meio do dia e este é um período que pode aproveitar para beber um café ou comer alguma coisa leve, obrigando o seu organismo a acordar.


Evite comer em demasia

Se já notou que se sente um pouco cansado pela hora de almoço, a última coisa que deve fazer é comer algo pesado à refeição. Não é por acaso que temos a tendência a dormir quando comemos em demasia, resultado do excesso de energia que o corpo tem de usar para fazer uma digestão mais “agressiva”. Comer uma sopa, carne branca, ou até uma salada, é o ideal para estes momentos.


Permita-se abusar dos snacks

Açúcar e café são dois ingredientes indispensáveis para quem está demasiado cansado ou ensonado para trabalhar. Se tiver a oportunidade, lembre-se que pode fazer uma pequena pausa para repor as energias e dar um empurrão ao seu corpo até chegar a hora de ir para casa.


Aproveite a luz do sol

A luz artificial tem uma tendência a deixá-lo mais cansado, por isso, idealmente deve fazer os possíveis para apanhar o maior número de luz solar, seja enquanto trabalha ou durante as pausas.


Escolha a música perfeita

Outra alternativa bastante usada é a escolha de uma playlist energética com o seu rock ou pop favorito. As batidas fortes irão obrigar o seu cérebro a tornar-se mais ativo. Ainda que isto o possa deixar mais cansado ao final do dia, durante o período de trabalho irá sentir uma melhoria significativa.


Por muito que goste do que faz, existem sempre dias em que se sente menos motivado e menos produtivo, algo que acabará por influenciar o seu trabalho. Procure o que de facto resulta melhor consigo e tente ao máximo manter-se ativo mesmo nos piores dias. Não se esqueça igualmente que descansar é importante, assim como relaxar do stress do dia-a-dia.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Mitos sobre produtividade que o podem prejudicar

Como ser mais rígido com a sua produtividade

Como melhorar a produtividade da sua equipa remota


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais