Marketing: Como criar um panfleto


Criar um panfleto eficiente e atrativo não tem de ser uma tarefa exclusiva de um designer talentoso. De facto, várias ferramentas simples oferecem opções de construção de panfletos rápidas e ao alcance de todos. O Office 365 oferece um serviço particularmente completo e acessível.


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File – New – Brochures/Flyers
Mantendo uma ligação à Internet, o Office 365 oferece um conjunto de templates para criar vários materiais, onde se incluem os panfletos. Neste momento deve decidir se prefere criar um panfleto tipo brochura (desdobrável) ou um flyer.


Escolher categoria
Depois de escolher o tipo de panfleto que deseja criar, está na altura de definir a sua categoria. No caso das brochuras, o Office 365 oferece três opções (brochuras, catálogos e programas, onde o mais indicado para o efeito deste artigo é o primeiro) e no caso dos flyers coloca à disposição nove categorias específicas (as mais indicadas neste caso são os “Advertisements” e “Marketing Flyers”).


Definir Template
O passo seguinte na criação do panfleto passa pela escolha do template. Depois de clicar na categoria de brochura/flyer que deseja criar, são disponibilizados vários modelos com diferentes tamanhos e estruturas. Adeque o tipo de panfleto que escolher à informação que deseja comunicar – por exemplo, se pretende informar sobre um produto uma brochura é uma escolha mais completa, por outro lado, se deseja anunciar a abertura da sua loja, um flyer simples e chamativo é uma decisão acertada.


Edição do documento
Algumas modalidades de panfleto – normalmente, as mais complexas - surgem perfeitamente indicadas sobre o que deve preencher e onde, incluíndo os espaços dedicados a imagens que poderá colocar.


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Todavia, alguns templates surgem preenchidos com dados de exemplo, e deve ter o cuidado de não se esquecer de alterar nenhum campo ou imagem.


Se gostar da estrutura de um panfleto mas quiser alterar a cor de algum dos seus blocos, clique na caixa correspondente ao bloco e depois Format>Shape Fil para escolher a cor, textura, padrão ou imagem desejada.


Além das informações e imagens representativas que poderá já ter colocado no panfleto, é crucial não esquecer a inclusão do logótipo da empresa. Preferencialmente, carregue uma imagem transparente (sem fundo) – senão tiver nenhuma disponível, procure um espaço de fundo branco para o colocar.


Para inserir o logótipo: Insert > Picture > [procure a sua imagem] > Insert. Se a imagem não ficar visível, em Picture Tools clique Wrap Text > In Front of Text. Posteriormente, redimensione e relocalize o logótipo onde desejar.


Depois de fazer todas as edições grave o documento numa versão editável (word) e outra em pdf, não editável, para poder submeter para impressão e/ou enviar aos seus clientes via email.


 

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