Marketing: Cuidados a ter quando usa SMS com os cliente


As redes sociais, as newsletters e a publicidade direcionada e personalizada de plataformas como o Google são parte essencial da estratégia de marketing da maioria das empresas mas, apesar disso, as SMS continuam a ser muito usadas. Contudo, existem riscos nesta opção dos quais se deve afastar.


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Considere as razões para o envio de SMS

Enquanto um e-mail ou uma notificação nas redes sociais não tem necessariamente de perturbar a pessoa, o mesmo não acontece com as SMS, cujas alertam por som. Evite ao máximo incomodar o cliente quando este está a trabalhar ou na sua hora de lazer, enviando mensagens apenas quando importante.


Peça autorização expressa

Se antes já era fundamental, acordos como o RGPD tornam o pedido de autorização inevitável. Quando questiona o cliente sobre os seus dados, para a realização de uma ficha, por exemplo, tenha a certeza de que o informa sobre a possibilidade de receber SMS e em que contexto serão enviadas. Isto acontece muitas vezes com avisos de promoções ou da chegada de encomendas. Por fim, lembre-se que o cliente tem o direito de cancelar o serviço a qualquer momento, informação que deve ser igualmente fornecida.


Mensagens curtas e diretas ao ponto

Se está a ler este artigo, provavelmente tem idade para se lembrar dos antigos telemóveis e do modo como tínhamos de escrever para que tudo coubesse numa única mensagem, evitando pagar em excesso. Pois bem, esse limite de 160 caracteres (apostamos que já não se lembrava do número!), é o número ideal a ter em conta na hora de enviar mensagens aos clientes. As pessoas tendem a preferir comunicações curtas e que os informam rapidamente, sem a necessidade de andar para baixo e para cima, a fim de ler tudo.


Tenha em atenção às horas

Mensagens às 8h da manhã ou às 23h da noite irão incomodar a pessoa. O mesmo se aplica às horas típicas de refeição. Ainda que estejam fora do tempo típico de trabalho, as pessoas tendem a aceitar melhor comunicações dentro destes períodos.


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Demasiadas mensagens, razões sem fundamento, ou comunicações excessivamente longas podem prejudicar não apenas este tipo de marketing como a popularidade da sua empresa. Nem todos os negócios precisam das SMS e deve refletir não só sobre a sua necessidade como o modo de implementação mais saudável e útil.


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