Marketing: Dicas para criar o meu slogan para o seu negócio


O que é que torna um slogan memorável? Se está a pensar criar um slogan para o seu negócio ou produto, é possível que queira encontrar algo que represente a sua marca, mas que ao mesmo tempo seja memorável e catchy. Alguns exemplos célebres de bons slogans são “just do it!” (Nike), “i’m loving it” (McDonalds), “porque eu mereço” (L’oreal) ou “redbull dá-te asas” (Redbull), mas como dar o próximo passo para congeminar a combinação de palavras inesquecível que inconfundivelmente identificará a sua marca?


LEIA TAMBÉM: Marketing: Dicas para melhorar as suas vendas online


KISS – Keep it short and simple

Uma das formas mais fáceis de tornar o seu slogan fácil de recordar é criá-lo simples e curto – no máximo com 8-10 palavras.


Ritmos e rimas

Um slogan com mais do que uma palavra deve obedecer a pelo menos dois destes três critérios: deve ter ritmo (mais reconhecíveis), deve rimar ou deve ter musicalidade (mais fáceis de recordar).


Consistência

O branding consistente é uma das chaves do negócio, quer tenha uma PME ou uma grande empresa. Assegure-se de que o slogan condiz com o seu logótipo, nome e imagem.


Foque-se na diferença e no benefício

Quais são os elementos que o diferenciam da concorrência? Quais as vantagens que proporciona ao cliente? Quais os aspectos que o diferenciam? Quase todos os slogans de sucesso têm um foco específico na razão pela qual o cliente gosta do produto/serviço. Chamar a atenção para um benefício-chave torna o seu slogan e a sua empresa ainda mais apetecíveis.


Assegure-se de que se aguenta sozinho

Dê pistas sobre o seu público-alvo ou a natureza do seu negócio sem que seja necessária informação adicional sobre este.


Seja honesto

Quando se cria um slogan é muito fácil deixar-se levar, contudo, é imperativo que ele seja um reflexo honesto do seu negócio. Dizer que é “o primeiro” a fazer alguma coisa ou “o melhor” é um tremendo turn-off para os clientes.


LEIA TAMBÉM: Apresente-se como um expert na sua área profissional


Esteja aberto a críticas

Ser criativo é difícil, mas há sempre formas de facilitar o trabalho. Use sondagens para obter opiniões dos seus seguidores, faça concursos de slogans ou se estiver especialmente desinspirado, use geradores de taglines automáticos para aquecer os motores cerebrais.


Keywords: Slogan, Marketing, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais