Marketing: Dicas para sobreviver ao COVID-19 depois da quarentena
Com a quarentena a chegar ao fim para certos estabelecimentos, está na hora de recuperar os clientes. Apesar do levantamento de algumas restrições, a verdade é que muitas pessoas ainda não se sentem confiantes para entrar em lojas e restaurantes, por isso, deve aplicar medidas especiais na sua estratégia de marketing, motivando-as a visitá-lo.
Demonstre visivelmente a higienização do local
Além do uso de máscara e de luvas (sempre que possível), deve manter álcool em gel à disposição da equipa e dos clientes, assim como um calendário com os dias e as horas de limpeza geral. Isto irá revelar preocupação com a saúde de quem o visita.
Prolongue o período de devolução
Quando a compra é feita através da loja física, é natural que o cliente deseje devolver usando o mesmo método, contudo, para evitar que o espaço acumule demasiadas pessoas, pode e deve prolongar o período de devolução, permitindo a quem o visita adquirir produtos sem a preocupação de ter de regressar nos dias seguintes caso não se sinta satisfeito.
Gift Cards digitais
Com o Dia da Mãe a chegar, muitos vão querer presentear a sua família com os famosos cartões oferta, porém, o ideal é disponibilizá-los em formato digital, ajudando o cliente a evitar o contacto, especialmente com familiares que se encontrem nos grupos de risco.
Destaque o produto Made in Portugal
Nunca altura em que várias empresas portuguesas passam por um aperto, fica sempre bem fazermos um esforço por adquirir produtos nacionais. Como vendedor, pode e deve dar destaque ao Made in Portugal.
Organiza um giveaway
Como último incentivo, não se esqueça que pode organizar um giveaway nas suas redes sociais com descontos exclusivos ou cartões oferta digitais. Esta é uma excelente forma também de anunciar que regressou ao ativo, ainda que com limitações, cujas devem estar bem explícitas nas suas plataformas.
Dentro em breve poderá regressar a alguma normalidade e será importante dar um reforço no que diz respeito à estratégia de marketing. Nem todos vão regressar e não pode ficar à espera que o cliente decida arriscar e dirigir-se a si sem certas certezas.
Keywords: Marketing, COVID-19, Giveaway, Cartão Oferta, Redes Sociais, Facebook, Instagram, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo