Marketing: Os problemas mais frequentes das newsletters


Quando usa o e-mail como parte da sua estratégia de marketing é natural que encontre alguns problemas recorrentes e que levam a valores de conversão baixos. Estes desafios são vividos pela grande maioria das empresas pelo que identificá-los se torna fácil, deixando a sua resolução como a tarefa mais complicada.


LEIA TAMBÉM: LinkedIn: Dicas para aperfeiçoar o seu perfil


Zero e-mails abertos e zero cliques nos mesmos

O e-mail não ser aberto já é grave, contudo, pior é quando ele é aberto mas não se converte em cliques. Enquanto na primeira situação o problema pode ser “somente” o assunto pouco relevante, no segundo caso a falha é maior e pode ser complexo detectá-la. Uma má imagem do produto ou uma linguagem imprópria, pouco profissional e confusa são algumas das razões principais deste problema.


Conversão em zero vendas

No caso de o e-mail ser aberto e direcionar o leitor para o site, idealmente pelo menos uma percentagem deve traduzir-se em vendas. Quando isto não acontece pode estar a olhar para uma newsletter enganosa - por exemplo, que promete produtos ou preços que depois não se encontram - ou pode estar perante um mau design de site. Uma plataforma confusa que não leve o leitor diretamente ao produto que deseja irá não apenas tornar a newsletter irrelevante como pode marcar negativamente o cliente.


A newsletter deixa de funcionar com clientes antigos

Quando um cliente gosta do seu serviço ou produto ele irá procurá-lo novamente. Aqui as newsletters são ideias pois mantêm o consumidor a par do que pode ainda adquirir. Quando a conversão destes leitores é nula, normalmente significa que este ficou descontente com o serviço, com o produto, ou com o atendimento e é urgente compreender qual a parte que falhou e provocou esta situação.


LEIA TAMBÉM: Freelancer: As dicas que não pode deixar escapar


Junte os membros mais importantes da sua equipa e juntos analisem cuidadosamente cada situação para compreenderem atempadamente quais as falhas e quais as melhores formas de as solucionar. Não desista desta estratégia apenas porque não funciona, lute por torná-la eficaz.


Keywords: Marketing, Newsletters, Empreendedorismo, Empreendedor, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Email


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais