Marketing: Porque os clientes não abrem as suas newsletters


Atualmente, e apesar da proliferação das redes sociais, o envio de newsletters continua a fazer parte da maioria das estratégias de marketing, partilhando com o cliente os novos produtos e as melhores promoções. No entanto, é comum perceber que os seus e-mails não estão sequer a ser abertos, criando logo um problema grave pois você acaba por nem ter a oportunidade de mostrar ao leitor o que tem para oferecer.


LEIA TAMBÉM: Atendimento ao Cliente: Como criar um serviço que o orgulhe


A sua marca está a tornar-se spam

É importante não enviar newsletters diárias quando estas não são necessárias. O envio constante é normalmente usado por revistas online cujo conteúdo é diário, de resto, evite este tipo de periodicidade. Uma newsletter semanal ou mensal é o ideal pois estar a enviar mensagens com o mesmo conteúdo ou sem qualquer tipo de relevância, levará o leitor a encará-lo como spam, eliminando os seus e-mails.


O conteúdo é sempre o mesmo

Não deveria ser necessário lembrar mas não se esqueça que as suas newsletters devem ser distintas, evitando que o leitor leia o mesmo conteúdo mais de duas vezes seguidas. Invista tempo em criar mensagens com destaques diferenciados e se percebe que apenas consegue enviar bons e-mails de mês a mês ou de dois em dois meses então opte por essa periodicidade.


O e-mail contém erros de português

Para além de um produto que já viu inúmeras vezes, o pior que um cliente pode encontrar é uma mensagem repleta de erros de português ou com um design pouco apelativo. Encher o e-mail de imagens e escrevê-lo com um português pobre levará o cliente a criar uma má imagem da sua marca, optando por não abrir a mensagem. Releia sempre o conteúdo e peça ajuda a profissionais que saibam como criar uma boa newsletter.


LEIA TAMBÉM: Malware: Proteja a sua empresa com estes passos simples


Ultrapassado este grande desafio, está na altura de analisar quantos inscritos de facto clicam na newsletter e se convertem em vendas. Neste caminho os desafios serão outros mas pouco a pouco conseguirá tornar esta estratégia de marketing em algo que lhe traga crescimento.


Keyword: Marketing, Newsletters, Empreendedorismo, Empreendedor, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais