Num mundo cada vez mais online, torna-se indispensável aprender a promover a sua loja física (de retalho), nas redes sociais, garantindo que o cliente conhece a sua marca e os produtos ou serviços que oferece. Por isso, este artigo focar-se-á nas melhores estratégias de marketing para o fazer, e quais os pontos principais a ter em mente.
Conheça o seu cliente
Conhecer quais os produtos mais procurados e até o nome por que são chamados, irá ajudá-lo a compreender quais as keywords a usar nas redes sociais como o Facebook ou o Instagram. Por exemplo, imagine que tem uma loja de computadores e vende hubs mas a maioria dos seus clientes trata-as como “aqueles aparelhos para ligar vários USB”. Se eles o fazem, mais pessoas o farão, pesquisando nos motores de busca por esses termos.
Interaja com a audiência
Não basta publicar posts. É preciso interagir com quem o segue, quem deixa comentários e quem lhe manda mensagens. Por exemplo, o Facebook valoriza bastante páginas que respondam a comunicações dos seguidores, penalizando as páginas que não o fazem. Além disso, ao conversar com o outro, ele terá maior vontade de continuar a segui-lo.
Mostre a sua loja e o seu dia-a-dia
Recebeu um novo produto? Tire algumas fotografias e partilhe com os seguidores. Isto aplica-se a todo o tipo de atividade interessante na sua loja, mesmo que não esteja diretamente ligada ao negócio, como um gato que apareceu à porta, um cliente frequente que goste de celebrar, entre outros. As pessoas gostam de conhecer não apenas os produtos mas também um pouco sobre a sua vida.
Esteja presente em várias plataformas
Hoje em dia não chega estar no Facebook, tem de marcar presença nas redes sociais do momento, nomeadamente, Instagram e TikTok. Isto significa criar tipos de conteúdo diferentes e otimizados para cada plataforma, sendo que de um modo geral, o vídeo é o que funciona melhor em qualquer uma delas.
Contrate ajuda profissional
É natural que as redes sociais não sejam o seu forte, em especial quando temos em consideração que deve estar presente em todas elas, e cada uma tem especificações e detalhes próprios. Para resolver esta questão, pode e deve contratar um profissional em redes sociais, que seja capaz de o aconselhar quanto ao conteúdo a publicar e que crie esse mesmo conteúdo, gerindo as plataformas da melhor forma possível.
No fim, lembre-se que deve ter um bom website, independentemente de o usar ou não como loja online. Procure desenhar um espaço profissional e que possua toda a informação de que o seu cliente poderá precisar para decidir adquirir os seus produtos. Mesmo que não use as redes sociais a nível pessoal, deve evitar manter-se de fora, pois hoje em dia a maioria dos consumidores pesquisa online antes de fazer a sua compra em loja online ou física.