Melhore a sua linguagem corporal no local de trabalho


A sua linguagem oral é muito importante mas mais importante ainda é a linguagem corporal. Involuntariamente pode estar a transmitir a mensagem errada, prejudicando as suas relações pessoais e profissionais. Tom de voz, postura, e gestos são elementos a que deve ter extrema atenção.


Estar sentado numa postura relaxada

Acontecendo principalmente quando está cansado ou aborrecido, sentar-se de forma relaxada transmite a ideia de que não se sente motivado ou que não está a trabalhar de forma correta, fazendo as suas tarefas o mais rápido possível e não necessariamente da melhor forma. Para lutar contra isto pode adquirir uma secretária que lhe permita trabalhar em pé ou uma cadeira que o obrigue a sentar-se direito.


Não respeitar o espaço pessoal de colegas

Especialmente numa altura em que se fala muito sobre o assédio no local de trabalho, é fundamental ter em atenção este ponto pois muitas pessoas fazem-no sem se aperceberem. Evite aproximar-se demasiado do outro quando fala com ele mesmo que a conversa seja em tom baixo e mantenha cerca de um braço de distância. Deste modo dará a liberdade ao outro de se aproximar se assim desejar e evita que acabe mal interpretado, criando más relações de trabalho.


Não olhe para o lado quando falam consigo

Porque o colega se está a queixar da mesma coisa pela vigésima vez ou porque não gosta da crítica que lhe está a ser feita, pode acontecer que olhe para o lado ou revire os olhos quando falam consigo - um extremo sinal de desrespeito que pode facilmente custar-lhe a carreira. Ouça o que têm para lhe dizer de forma respeitadora pois certamente não gostaria que lhe fizessem o mesmo e, posteriormente, explique o seu lado pacificamente.


O pior que lhe pode acontecer é transmitir a mensagem errada por não se aperceber do que está a fazer. Estude estes pontos e treine-os na sua vida pessoal. Isto irá ajudar as suas relações profissionais e o modo como é visto no local de trabalho por colegas e chefias.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Melhores secretárias para quem quer trabalhar ao computador, mas em pé


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais