Como tomar melhores decisões com a Árvore de Decisão


Tomar decisões importantes para a sua empresa nunca é fácil e existem algumas técnicas para o ajudar neste processo delicado. Uma delas, e a mais conhecida, chama-se a Árvore de Decisão.


LEIA TAMBÉM: Reuniões: Quando a chefia deve ter uma presença ativa


As árvores de decisão são gráficos ou diagramas que ajudam a explorar todas as alternativas de decisão e os seus possíveis resultados. Cada “ramo” da árvore representa uma opção disponível na tomada de decisão. Os ramos podem ser alongados quando um desfecho alternativo leva a outra decisão que deve ser tomada. Em cada ramo devem estar identificados os custos associados a cada escolha e a probabilidade de cada um de ocorrer. Com estes números, os líderes podem calcular o valor de cada conjunto de ramos para determinar a melhor escolha.


A representação gráfica da árvore de decisão faz-se, geralmente, a partir de linhas para identificar a decisão (por exemplo “sim” ou “não”) e nós para identificar as questões sobre as quais se deve decidir. Cada um dos ramos formado por linhas e nós termina numa folha que identificará a consequência mais provável da sequência de decisões tomadas.


Em termos práticos, as árvores de decisão podem ser muito úteis pois dão forma visual a cenários potencialmente complexos, permitindo assim que se tomem decisões mais pensadas e assertivas. 


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais