Mitos que podem prejudicar a sua relação com a equipa


Enquanto chefia é importante manter uma relação com a equipa, incentivando-os a serem o mais produtivos possível e evitando que decidam deixar a sua empresa devido a um mau ambiente ou a uma má cultura alimentada por uma liderança que deixa a desejar. Contudo, os conselhos são muitos e é fundamental perceber aqueles que o podem estar a prejudicar.


LEIA TAMBÉM: Redes Sociais: Maiores tendências a adotar e adaptar (How To)


A equipa é motivada pelo ordenado ao fim do mês

Claro que todos gostam de ser bem recompensados pelo seu expertise e pelo seu trabalho, contudo, ainda que o dinheiro possa ser uma pequena motivação, está longe de ser a razão principal que leva um funcionário a dar o seu melhor e a permanecer do seu lado. Se se sentir insultado ou vítima de stress extremo constante, rapidamente dará preferência a outra empresa mesmo que esta não o remunere da mesma forma.


O chefe ou patrão está sempre num patamar muito acima

Tratar a equipa como se fosse uma espécie de deus ou Ser superior irá rapidamente saturar os profissionais que estão ao seu lado. Ainda que a ideia de supremacia fosse comum há alguns anos atrás, atualmente os novos profissionais dão grande valor a um ambiente de trabalho onde todos são iguais. Mesmo que o seu cargo seja de chefia, trate os outros com respeito e compreensão e não pense que devem bajulá-lo somente porque se encontra num patamar acima dos restantes.


Todos os funcionários trabalham ao mesmo ritmo e com a mesma motivação

Uma das razões porque deve manter relatórios de performance regulares é detetar quebras na produtividade e/ou nos resultados da equipa pois mais tarde ou mais cedo será preciso apoiá-la. Problemas pessoais (como a doença de um familiar) e frustrações profissionais (como o desejo de ser promovido ou de mudar de cargo) podem levar uma pessoa a baixar de ritmo e, claro, podem surgir dúvidas que o profissional não está a esclarecer devidamente. É sua função enquanto chefia aconselhar corretamente a equipa e fazer os membros perceberem que serão apoiados não somente quando trazem os melhores resultados mas também nos seus momentos mais baixos.


O chefe pode perfeitamente ser rude devido ao stress extremo

Qualquer profissional pode ter os seus dias menos bons mas, de um modo geral, é fulcral aprender a lidar com o stress extremo, independentemente de ser membro de uma equipa ou o responsável por ela. Não saber consolidar os problemas e os seus deveres levará ao aumento do stress da equipa, assim como da sua insatisfação com a empresa que representam.


LEIA TAMBÉM: Freelancer: Sobreviva a curto e longo prazo


Comunique frequentemente com a equipa e não tenha receio de os questionar sobre elementos que mudariam em si - ou quais os aspectos que mais apreciam. Alimente uma boa relação com quem trabalha para si e verá que os resultados irão crescer continuamente.


Keywords: Mitos, Equipa, Empreendedorismo, Empreendedor, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Cultura da Empresa


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais