Mitos sobre quem auto-publica um livro


O avanço da tecnologia nas últimas décadas tem trazido grandes e novas oportunidades quando se fala da publicação de um livro. Para além de dar acesso a novas vozes e ideias, a ascendência do eBook através da autopublicação pode mesmo ser a melhor forma de abrir as suas portas a uma carreira duradoura.


LEIA TAMBÉM: Marketing: Vantagens de publicar o seu livro


A auto-publicação de obras literárias é uma oportunidade que muitos nunca imaginaram ser uma realidade viável, muito pela propagação de mitos que nós estamos prontos a desmistificar.


É algo que dá menos trabalho ao autor

A auto-publicação pode não envolver tantas das peças da engrenagem por detrás das publicações tradicionais, mas a verdade é que não deixa de ser uma tarefa árdua e que requer grande foco. Enquanto que por norma as editoras são as responsáveis pela distribuição e marketing da maioria das obras, quando se segue pela auto-publicação, cabe ao autor assegurar as necessidades da sua obra.


Esta é uma escolha definitiva

Desde que surgiu o conceito de auto-publicação, que se manifestou a ideia que as editoras nunca trabalharão com alguém que tenha auto-publicado um livro. No entanto, isso não podia estar mais longe da verdade, pois muitas das maiores editoras mundiais procuram esses autores, uma vez que já possuem seguidores, e tentam recrutá-los para as suas trincheiras.


Publicações físicas têm mais prestígio

Existe ainda quem acredite nos dias de hoje que uma publicação física tradicional é vista com melhores olhos, do que uma obra que tenha sido publicada pelo próprio autor digitalmente. Esta é uma ideia errada.


A autopublicação é menos lucrativa

Há quem seja da crença de que um autor que publique a sua obra terá menos lucros do que quando este utiliza o suporte de uma editora tradicional. Conseguir angariar uma fonte de rendimentos regular através da literatura não é impossível, mas a verdade é que não é tarefa fácil. Enquanto que uma editora ajudará imensuravelmente com o marketing e distribuição, a verdade é que também ficaram com a grande maioria dos ganhos das vendas. Já o mesmo não se pode ser dito quando se opta pela auto-publicação.


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais