Como a necessidade de pertencer afeta a sua venda online


Para além da qualidade e preço do produto, existem outros elementos que irão incentivar o cliente a adquiri-los, seja o design do site, a localização da loja, o atendimento ao cliente, e até a comunidade que nasce á volta da sua marca! O sentimento de pertença é algo a que deve prestar atenção, descubra porquê.


Necessidade biológica

Biologicamente estamos programados para sentirmos a necessidade de pertencer a um grupo, independentemente deste ser algo mais popular e aceite, ou algo mais independente, razão pela qual podemos falar em “sociedade” como um coletivo. Contudo, para além das questões morais e éticas partilhadas por determinados grupos, aspectos mais básicos da nossa vida, como as marcas e produtos que consumimos, acabam igualmente por ser inseridos nesta necessidade. Isto faz com que o cliente se sinta mais atraído pela sua marca, conforme os seus amigos e familiares comecem também a segui-lo. Não é por acaso que vemos milhões de pessoas unidas à espera do lançamento do novo iPhone, ou do nosso modelo da Adidas.


O cliente sabe que pode ser enganado

As características do produto no seu website e até os comentários “cinco estrelas” que o seu cliente vê podem muito bem ser realista, como pode ser invenção. Infelizmente num mundo onde tantas empresas tentam enganar o consumidor, é somente natural que as pessoas não confiem logo à partida no que você afirma ser a verdade, preferindo ler reviews anónimas em sites como o TripAdvisor, de modo a terem acesso ao maior número de opiniões de pessoas que não ganham nada em dizer bem do seu serviço e que apoiam a sua decisão de comprar determinado produto.


As pessoas gostam de uma boa história

Mais do que ler uma descrição do produto, a maioria dos consumidores prefere ouvir ou ler, em primeira mão, a experiência de outro cliente. Como foi o processo de compra, em que condições chegou o produto, qual a sua função, entre outros aspectos importantes. Ouvir uma boa história sobre a compra e utilização de determinado objeto ou serviço, é mais cativante e íntimo do que ler os pontos de características, especialmente se for feito por “um bom contador de histórias” - como instagramers e youtubers.


Estes elementos são uma das razões pelo qual os Influencers passaram de “apenas mais uma moda” para parte fundamental de uma estratégia de marketing, especialmente se o seu cliente for Millennial ou Geração Z. Com o tempo, e a transparência do seu lado, o cliente sentir-se-à mais confiante em adquirir os seus produtos, comentando com amigos e familiares que a sua marca é boa, levando-os, por sua vez, a adquirir os produtos quase cegamente, repetindo o ciclo.


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