Negociação | Vícios que podem prejudicar o fecho de parcerias
A sua capacidade de negociação é uma das habilidades mais importantes na hora de alcançar novos parceiros e clientes, por isso, trazemos algumas dicas do que não fazer durante este processo, incluindo vícios involuntários que não sabe que tem.
Deve dar espaço ao outro para se comunicar
Gostamos de ser ouvidos e se pretende conquistar o outro, deve garantir que lhe oferece espaço para falar abertamente sobre os objetivos que pretende alcançar ou sobre tópicos mais informais. Mostre que tem interesse nele como pessoa e profissional.
Permita que lhe revelem os objetivos
Na mesma linha, não deve traçar estratégias e propostas que refiram ir de encontro aos interesses do parceiro ou cliente, por uma simples razão: você não sabe quais são eles. Deduzir que conhece o outro é um passo que não deve dar. Use termos como “acreditamos que vá de encontro ao que pretendem” ou “podemos ajustar consoante os vossos objetivos”, sublinhando a sua abertura a opções adicionais.
Não apresse a decisão do outro
Fechar uma parceria tem sempre riscos e é importante que permita ao outro refletir sobre os prós e contras de se juntar a si. Insistir demasiado ou não oferecer alguns dias de reflexão, irá indicar de que pretende despachar para contactar o próximo parceiro da lista ou que tem receio de um ponto negativo ser descoberto, causando desconfiança.
Lute por uma relação saudável com o seu potencial parceiro ou cliente, de forma a transmitir uma boa impressão e garantir que o conquista, alcançando os objetivos da sua empresa.
Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo