Negócios que pode começar a solo
A falta de recursos económicos ou a crença de que precisa de uma equipa ao seu lado são elementos que levam muitas pessoas a adiarem os sonhos de iniciarem um negócio próprio. Contudo, existem opções que requerem pouco investimento e outras que podem ser começados a solo, permitindo-lhe explorar o caminho profissional que deseja sozinho, sem a preocupação de encontrar os melhores colegas ou formas de os remunerar numa fase sensível.
Gestor de redes sociais
As redes sociais fazem parte da estratégias de todas as empresas e se conhece bem as grandes plataformas (o Facebook e o Instagram), está preparado para aprender sobre a sua gestão, permitindo-lhe iniciar uma atividade freelance nesta área. Claro, deve também estar a par das novas redes como o TikTok e outras que irão surgir com os anos, e das quais os negócios gostarão de fazer parte.
Fotógrafo de pessoas ou objetos
Especificamos aqui ambos os elementos pois quando se fala em fotografia, muitas pessoas pensam nos típicos photoshoots ou casamentos, porém, um fotógrafo pode igualmente ser contratado para promover novos produtos ou até as lojas das marcas.
Podcasts e streams de vídeo
As plataformas de stream como o Twitch nasceram a pensar nos gamers e, ainda que continue a ser algo verdade, hoje em dia estas redes são usadas por todo o tipo de pessoa, para partilhar todo o tipo de atividade, desde música, à construção de puzzles, o mukbang, ou conversar sobre tópicos do dia-a-dia. Outro exemplo são os podcasts, onde pode discutir interesses como cinema ou televisão, e até temas como política e literatura. A monetização? Esta é feita através de doações e serviços de subscrição paga.
Explicador ou professor pessoal
Se tem conhecimentos numa área, não tenha receio de enveredar pelo mundo do ensino. Os explicadores estão em alta, bem como os professores pessoais para quem gostaria de aprender algo novo, uma língua por exemplo, mas não tem o tempo ou os meios para frequentar uma escola tradicional.
Entregas ao domicílio
Empresas como a Glovo ou a Uber Eats especializaram-se na entrega de produtos ao domicílio mas não são as únicas. Existem também profissionais que se aventuram em nome próprio, facilitando a vida a muitas empresas, em especial as mais pequenas e caseiras.
Existem inúmeras opções no que toca ao empreendimento a solo. Deve estudar e refletir sobre as escolhas, tomando uma decisão acertada na hora de enveredar por determinado caminho. Claro, com o tempo e com o sucesso, o seu pequeno negócio pode facilmente expandir e aí sim, ter ao seu lado uma grande equipa.
Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo