Newsletter: Como aumentar as subscrições em 2021


As newsletter continuam a fazer parte da estratégia de marketing de grande parte das empresas e isto deve-se à sua eficácia quando desenhadas da melhor forma. O modo como criávamos este tipo de conteúdo mudou muito desde os últimos anos, com o advento das redes sociais, e é importante perceber como se adaptar em 2021.


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Estude o tipo de cliente em mente

Enquanto as gerações acima dos Millennials continuam a usar bastante o computador para navegar na internet, as mais jovens tendem a fazê-lo através do smartphone ou do tablet. Isto torna fulcral garantir que o conteúdo é responsive, evitando, por exemplo, que a newsletter apareça cortada nos dispositivos móveis ou demasiado pequena nos computadores. Por outro lado, o tipo de linguagem muda também radicalmente, sendo necessário estudar o público-alvo.


Comece por um e-mail de boas-vindas

Quando subscreve o que acontece? Nada? Recebe o primeiro e-mail passadas 24h? Uma opção simpática é enviar uma primeira newsletter personalizada de boas-vindas, com uma mensagem de agradecimento, descontos especiais e os destaques ou produtos que o cliente deve ficar já a conhecer.


Revele o que tem para oferecer

Qual a vantagem da sua newsletter quando comparada a outras ou até com o conteúdo que partilha no website e nas redes sociais? Artigos inéditos? Descontos especiais que podem apenas ser encontrados ali?


Simplifique o processo

Crie um link de acesso direto à página de subscrição e simplifique os passos o máximo possível. Se os clientes tiverem de clicar em mais de meia dúzia de sítios, o provável é desistirem da newsletter. Este link deve ser depois adicionado ao website na forma de um banner vistoso, e promovido nas redes sociais.


Tenha atenção a assuntos vagos

Assuntos como “as nossas últimas notícias” ou “update de segunda” são demasiado vagos e pouco apelativos. Personalize o assunto com o artigo destaque, com a chegada do novo produto ou a apresentação do desconto especial de primavera.


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Um número reduzido de subscrições ou um elevado grupo de desistências não é sinal de que as newsletters são coisa do passado, mas de que são precisas adaptações e reflexões sobre o consumidor atual. Aproveite as vantagens que este método de comunicação tem e crie algo cativante e de facto frutífero.


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