Open Office: Dicas para quem trabalha neste tipo de escritório


Tidos como um meio prático e simples de melhorar a produtividade da equipa, os escritórios Open Office continuam a proliferar e é bem possível que se venha a deparar com eles na sua carreira Contudo, trabalhar lado a lado com os seus colegas pode ser tanto uma mais valia como um verdadeiro pesadelo pois nem todos compreendem a etiqueta necessária para este modelo funcionar corretamente.


LEIA TAMBÉM: Como tornar o seu escritório num espaço ideal de produtividade


Conhecer as regras de funcionamento

É fundamental ficar a par das regras de funcionamento, o que é permitido e o que é proibido. Peça a um gestor ou a um colega mais velho que lhe explique sucintamente quais as regras a que deve prestar especial atenção de forma a encaixar-se corretamente na cultura da empresa.


Respeite a privacidade de quem o rodeia

Evite ao máximo olhar para o ecrã do colega. Não faça comentários sobre o que tem ou não tem na mesa, a não ser que seja convidado a fazê-lo. Violar a privacidade do outro irá tornar a sua relação com os colegas num pesadelo e fará com que o outro não se sinta à vontade ao pé de si, prejudicando o trabalho de ambos.


Não se esqueça que o espaço não é apenas seu

Num cubículo ou num escritório particular, a desarrumação não é tão óbvia mas quando se fala de um Open Office, a sua desarrumação é facilmente a desarrumação do colega pois as suas coisas acabam por estar em contacto com as dele. Lembre-se igualmente que um espaço arrumado irá melhorar a sua produtividade pois relaxa o cérebro e evita que perca tempo à procura dos materiais.


Tenha atenção e respeito pelo outro

Ouvir música demasiado alta, usar perfumes demasiado intensos, falar alto ao telefone, ou estar constantemente a fazer barulho são aspectos a que deve prestar extra atenção. Respeite o trabalho do outro e, como diz o ditado, “não faça ao outro o que não gostaria que fizessem a si”. O contrário irá prejudicar a cultura da empresa e colocá-lo a você em risco.


LEIA TAMBÉM: Como tornar o seu escritório mais verde


Este modelo de escritório pode ter as suas vantagens mas é preciso estar a par das principais desvantagens, daquilo que mais falha. Não tenha receio de comunicar com a equipa para que esta corrija os seus comportamentos nocivos quando estes ocorrerem por engano.


Keywords: Open Office, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades o universo do sobre Empreendedorismo

Saber mais