Palavras e expressões a evitar enquanto empreendedor


Num artigo prévio discutimos o que não deve dizer no local de trabalho mas é também importante reflectir sobre o que deve ou não usar em outros ambientes profissionais, como jantares ou eventos. Uma expressão errada pode causar má impressão junto de pessoas que tenta cativar, minando o seu sucesso e o do seu projeto.


LEIA TAMBÉM: Android ou iPhone: O que escolher como smartphone profissional?


Sempre fiz assim

Quando se encontra com outro profissional, é comum discutir estratégias, tendências e outros assuntos relevantes. Ao usar termos como “faço algo assim, porque sempre o fiz assim”, transmite a ideia de que não é capaz de evoluir ou aprender, não sendo um parceiro ideal num mundo em constante mudança e adaptação.


Faço daqui a nada

Este tipo de expressão parece inocente mas, na realidade, transmite a ideia de que está a dar pouca importância ao pedido. Uma alternativa mais profissional é dizer “entrego assim que possível” ou “deixe-me só terminar esta tarefa”.


Essa pessoa é um incompetente

Além do insulto óbvio e de uma falha de caráter, pois se o faz com aquela pessoa, irá fazê-lo com outras, quiçá com as que o rodeia neste momento, este tipo de comportamento é nada mais que uma opinião e uma perspetiva sua perante os eventos. Por exemplo, pode dizer que o funcionário A é incompetente porque se atrasou em determinada tarefa quando, na realidade, esse atraso deveu-se à sua falta de comunicação ou de fornecimento dos materiais necessários.


Odeio este trabalho ou cargo

O facto de “odiar” o cargo que possui leva a crer que não o executa da melhor forma devido à carga negativa emocional que tem perante ele. De igual modo, este comportamento desmotiva colegas e futuros parceiros, indicando-lhes que a empresa pode não ser a melhor aposta.


LEIA TAMBÉM: Apresente-se como um expert na sua área profissional


Manter uma postura profissional é importante seja onde for, garantindo que se revela como uma pessoa responsável e que sabe ser formal. Problemas da empresa devem ser tratados dentro dela e deve respeitar quem trabalha consigo mesmo quando estes cometem erros.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais