Plano de Negócios: Já criou o seu plano para 2019? É fundamental.


O plano de negócios deve estar em constante atualização, adaptando-se às novas estratégias e às novas tendências. Analise 2018, perceba quais objetivos já foram concluídos e prepare um plano digno de um ano repleto de sucessos para a sua empresa.


O que correu bem e menos bem

O primeiro passo é compreender quais os objetivos que concluiu com êxito e aqueles que ficaram por ultrapassar. Se algo correu bem, prepare o objetivo seguinte, se algo correu mal, junte a equipa e decida o que fazer para que o mesmo não aconteça em 2019. Por outro lado, tenha a certeza que o seu objetivo não é demasiado irrealista. Quando a sua equipa falha este não é somente um pisco a menos nas suas resoluções mas também um elemento que a irá desmotivar, será uma pena se isso acontecer porque definiu uma meta impossível de alcançar.


Objetivos pessoais e gerais

Uma das melhores formas de delinear um novo plano é perguntar-se o que gostaria que a sua empresa alcançasse este ano. De igual modo, fale com a sua equipa e perceba quais as mudanças que esta gostaria de ver implementadas e quais as conquistas de que gostariam de ser responsáveis. Olhar para os números é importante mas perceber quais os desejos comuns do corpo de membros da empresa é igualmente fulcral.


Datas limite e prazos

Uma das razões porque as pessoas falham os seus objetivos é o facto de não colocarem prazos a si mesmas. Esse pode ser um truque a adotar em 2019. Para cada nova meta do plano, coloque um limite para o qual gostaria que ficasse concluída, ou que determinada ação seja tomada. Garanta que todas as alterações têm um prazo específico em que devem acontecer e verá que tudo correrá melhor.


Formas de marketing, novos clientes ou parceiros, financiamento externo, tudo isto deve ser repensado frequentemente, especialmente quando começa o novo ano. Prepare tudo antecipadamente e com cuidado para que em 2019 a sua empresa continue a crescer de forma sustentável e saudável.


ARTIGOS RELACIONADOS:

7 Passos Essenciais para Criar um Plano de Negócios

Plano de Negócios - Ferramentas e Exemplos


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais