Plano de Negócios: Como criar o plano perfeito


O plano de negócios é provavelmente o elemento mais importante do seu negócio, servindo de guia para o futuro mas também como um pilar indispensável. É nele que estará toda a informação relevante para si, para a sua equipa, e para parceiros. Sendo assim, descubra alguns pontos que não podem faltar.


State of the Art

Seja qual for a sua área, deve manter uma parte do seu plano atualizada com os principais concorrentes, aqueles em ascensão, a tecnologia ligada ao seu produto, o público-alvo, e toda a informação que conseguir angariar, conhecendo bem o mundo em que pretende participar.


Saber para onde vai

Deseja tornar-se no melhor da sua área? Lançar produtos inovadores para o mercado? Qual a sua missão, o seu objetivo? Este é um elemento que deve ter sempre em mente pois ele irá ajudá-lo nos momentos de incerteza, servindo ainda de guia à sua equipa e a quem trabalhar consigo.


Lista de produtos e serviços

Esta pode ser uma boa base para o seu media kit ou um press release. Liste todos os produtos e serviços que já teve, mesmo os embrionários, assim como os que pretende lançar no futuro.


Fundos

Qualquer empresa precisa de financiamento, seja proveniente de lucros diretos ou de apoios como business angels ou campanhas kickstarter. Escreva quais os fundos que já utilizou, os que usa atualmente, e aqueles que podem vir a ser úteis no futuro.


Adicione a sua estratégia de marketing

Na mesma linha, defina bem qual a sua estratégia de marketing e adicione-a ao plano de negócios. Quais as plataformas que irá usar? Algo mais tradicional como cartazes ou as novas redes sociais? Quem sabe uma mistura de ambos. Onde irá promover? Com que fundos? Já possui um profissional qualificado para se responsabilizar por esta parte importante da sua empresa?


Não se esqueça igualmente que o seu plano de negócios não é algo estático, sendo normal que sofra alterações especialmente no final ou início de cada ano, altura em que deve refletir sobre o que conquistou e quais os obstáculos que foi incapaz de ultrapassar.


OUTROS ARTIGOS:

Como aumentar as reviews à sua marca

Redes Sociais: Saiba como agendar e organizar o conteúdo da sua página


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais