Plano de Negócios: Essenciais a considerar na hora de o atualizar em 2020


Um bom plano de negócios é fundamental ao início de qualquer atividade, contudo, não basta realizá-lo uma vez, deixando-o depois de parte. Este documento deve ser atualizado quando alcança um dos objetivos principais e até mesmo anualmente, não apenas como forma de criar novas metas mas também de perceber o que correu bem e que pontos há a melhorar.


LEIA TAMBÉM: Formulário de Satisfação: Os principais cuidados a ter em conta


Os objetivos financeiros foram conseguidos?

Se os objetivos financeiros foram completados, então está na altura de os renovar e de se preparar para o crescimento do negócio. Caso isto não tenha acontecido, deve refletir sobre o que não correu bem e analisar ponto a ponto, desde o investimento em novas contratações, a despesas dentro da empresa ou loja (do papel de impressão, à conta da luz), ao tipo de promoções aplicadas nas redes sociais e seus resultados, entre outros aspetos a ter em conta de forma a não perder lucro, ou até cair em prejuízo.


Quais as principais mudanças na sua área de comércio?

É importante ter atenção às novidades da sua área de especialização: quais os novos concorrentes, quais as novas tendências, onde está o seu público-alvo (haverá uma nova rede social da moda?), ou quais os eventos principais a decorrer no ano. O mundo está em constante evolução e deve-se adaptar a ele de forma a permanecer numa boa posição junto do cliente. Ficar para trás no que diz respeito a tendências ou não prestar atenção àquele concorrente forte que apareceu acabará por prejudicá-lo.


O que pensa o cliente?

Nada melhor do que questionar o cliente sobre que mudanças gostaria de ver. Por vezes estas dicas vão chegando ao longo do ano, quando lhe é pedido um novo produto, uma mudança no atendimento, uma maior variedade de escolha, um serviço de entrega mais eficaz, entre outros detalhes que pode aproveitar e adicionar ao seu plano de negócios, assim como as medidas que vai tomar para concretizar os pedidos. Caso não tenha feedback, não tenha receio de criar um poll nas redes sociais ou de perguntar diretamente aos clientes fiéis o que gostariam de ver mudar no novo ano.


LEIA TAMBÉM: Como lidar da melhor forma com reclamações


O plano de negócios é um documento vivo e que não pode ser abandonado após concluído uma primeira vez. Ele irá mostrar-lhe o que resulta e o que deve ser melhorado, mantendo uma visão geral das suas conquistas e da sua situação atual.


Keywords: Plano de Negócios, Redes Sociais, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais