Podcast: Como criar um evento físico a partir do seu programa


A popularidade dos podcasts e o regresso aos eventos físicos está a popularizar a criação de iniciativas com fim ao networking, bem como à partilha de experiências ou conhecimentos relativos às diversas áreas do empreendedorismo. Mas se organizar um podcast já é um desafio, este aumenta quando decide trazer para o mundo físico o seu programa. 


LEIA TAMBÉM: Podcast: Dicas para construir um programa de sucesso


Do mais básico ao mais complexo

Quando falamos num evento, não tem de ser um autêntico Web Summit. Um encontro num restaurante ou num espaço para algumas dezenas de pessoas pode ser o ideal ao seu podcast. Claro, consoante o tamanho da sua marca, pode tentar algo mais ambicioso.


Uma conversa ou uma apresentação

Imagine que vai lançar um livro. Um evento ao vivo com os seus fãs pode ser uma grande forma de o promover, discutindo o seu conteúdo com o público. Mas pode usar também a oportunidade para juntar uma espécie de “clube do livro” onde os ouvintes podem falar sobre assuntos de interesse, partilhar experiências, e até darem ideias para futuros programas.


Promova a iniciativa

Depois de perceber que tipo de evento quer fazer, e onde o vai realizar, está na hora de promovê-lo. Além de o mencionar no seu programa, a melhor plataforma para o fazer, é importante não esquecer as redes sociais. Crie imagens de divulgação e agende diversos posts com pelo menos um mês de antecedência, permitindo não apenas que as pessoas fiquem a saber da iniciativa mas também que preparem as suas agendas para ela.


Entrega uma pequena lembrança

Se optar por algo focado nos seus ouvintes, porque não oferecer uma pequena lembrança com o nome do seu podcast. Esta lembrança não tem de ser demasiado cara, existindo boas opções como canetas ou blocos de notas - algo útil que os presentes podem de facto usar no dia-a-dia.


Transmitir ou não o evento

Determinadas conversas ou apresentações podem ser gravadas e editadas em formato de um podcast especial. Em caso de palestras, as pessoas terão a oportunidade de reouvir o que foi dito e, no caso de quem não conseguiu participar, estes podem ter acesso a uma versão mais curta do evento - incentivando-os até a estarem em futuras iniciativas. Claro, não convém fazer isto ao vivo pois é preciso ter cuidado com o que é dito e, ainda que você tenha atenção a esses detalhes, nem todas as pessoas o terão.


A popularidade dos podcasts e do digital não significa que os eventos físicos estejam a ser completamente substituídos. As pessoas continuam a gostar de viajar e de estar com colegas de área ou profissionais com interesses semelhantes, sendo uma oportunidade de aumentar a sua rede de networking, e de se manterem a par de tendências, por isso, se tem a opção, não a deixe de lado.


Keywords: Podcast, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais