Podcast: Qual a duração ideal de um episódio?


Está a pensar começar no mundo dos podcasts? Se sim, deve ter algumas dúvidas de como começar e neste artigo vamos discutir uma delas, nomeadamente, qual a duração ideal de um episódio. Algo demasiado longo será aborrecido? Apenas alguns minutos de conteúdo serão o suficiente para cativar o ouvinte?


LEIA TAMBÉM: Redes Sociais: Como criar um calendário de conteúdo


Qual a duração média de um podcast?

Se procura, digamos, o padrão, a média de tempo está entre os 20 e os 40 minutos. A maioria dos podcasts encontra-se neste escalão. Se procurarmos algo mais específico, o Buzzsprout (uma das principais plataformas de publicação deste tipo de conteúdo) revela uma média de 38 minutos. Contudo, isto não quer dizer que não tenha episódios de 10 minutos ou 60 minutos.


O que tem para dizer?

Quando escreve o guião acaba com um programa de 30 minutos mas gostaria de ter algo longo? Na realidade tem duas opções. A primeira é encher o guião da chamada “palha”, informação inútil ou repetida que serve somente para preencher o tempo. A segunda, e a que aconselhamos, é deixar o tempo que tem estipulado, escolhendo a qualidade em detrimento da quantidade. Com a experiência, conseguirá construir episódios longos mas que mantenham a excelência.


Qual o público-alvo?

Se o seu público são profissionais que possuem agendas preenchidas, ele não terá provavelmente tempo para programas de uma hora. O mesmo acontece se está a promover o podcast como algo a ser ouvido no caminho para o trabalho, ou para casa. Nestes casos, deve optar por algo curto e que acompanhe estes espaços de tempo. Se, por outro lado, os episódios devem ser vistos como palestras ocasionais, a duração pode ser mais longa.


Qual o tempo que tem disponível?

Querer criar algo de 60 minutos quando não tem esse tempo para investir será a morte do seu programa. Os episódios vão acabar atrasados e a falta de consistência irá fazê-lo perder ouvintes. Reflita bem sobre o que pode realmente dar a este projeto e não tenha receio de começar com algo mais curto.


Estruturar um guião, nem que seja com a ajuda de pontos chave, é fundamental à organização das ideias e à preparação de um programa. Além disso, este documento será fundamental para perceber qual a duração que mais se adequa aos seus objetivos. Sublinhamos a necessidade de se manter pela qualidade sempre.


Keywords: Podcast, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais