Pontualidade: Como não se atrasar no seu dia-a-dia


A pontualidade é importante para qualquer profissional e especialmente para um empreendedor (incluindo freelancers), porém, algumas pessoas têm uma maior dificuldade em manter os seus horários organizados e os seus atrasos podem muitas vezes colocar em risco relações de trabalho ou a probabilidade de fechar um novo negócio.


LEIA TAMBÉM: Produtividade: Alterações simples para trabalhar melhor no computador


Tenha noção dos seus defeitos

O primeiro passo para resolver um problema é aceitar que ele existe. Se está constantemente a chegar atrasado, reflita sobre a razão que leva a este comportamento. Será má organização do tempo? Falta de motivação? Conheça as suas tendências e os seus defeitos de modo a conseguir ultrapassá-los, indo diretamente ao ponto que precisa de melhoria.


Mantenha uma agenda atualizada

Seja uma agenda em papel ou digital, é fulcral manter a sua agenda devidamente atualizada de forma a conseguir encaixar novos eventos sem caírem em cima de outros compromissos. Por outro lado, uma agenda atualizada é útil também para o ajudar a organizar a sua vida pessoal, desde jantares em família a idas ao cinema.


Não seja demasiado permissivo

Está com uma agenda cheia mas foi-lhe pedida a presença num evento. Claro que de vez em quando pode optar por acumular mais uma tarefa mas idealmente deve ser rígido consigo mesmo e, se a agenda está cheia, deve mudar alguma coisa de dia. Deste modo evita stress desnecessário assim como evita atrasar-se para outros compromissos que estavam marcados há mais tempo.


Deixe tempo para deslocações

Se tem um compromisso que termina às 15h e outro que começa à mesma hora, algo está errado. No caso de ter de se deslocar, é preciso ter em conta não apenas o caminho como o trânsito e outros contratempos que o possam levar a atrasar. Para além disso, se os seus compromissos forem todos dentro do escritório, deia sempre tempo a eventuais atrasos com a tarefa anterior e deixe igualmente tempo para relaxar, beber água, ir à casa-de-banho ou simplesmente para se preparar para o que vem de seguida. Você não é uma máquina, não passe de um compromisso para o outro sem qualquer tipo de pausa.


Mentalize-se que trabalho é sagrado

Esta dica vai especialmente para quem trabalha em casa e, por conseguinte, tem uma agenda um pouco mais flexível. Nestes casos, é possível parar o seu trabalho para ir beber café com um amigo ou jantar com um familiar, sabendo que as suas tarefas podem ser executadas mais tarde. Contudo, quando existe um compromisso de trabalho é fundamental que não se deixe levar pelo “trabalhas em casa, podes fazer mais tarde”. Mentalize-se de que trabalho é sagrado e essa deve ser sempre a sua prioridade.


Uma boa agenda e rigidez nas suas decisões irão ajudá-lo a sentir-se mais produtivo e farão de si um melhor funcionário. Lembre-se também deve adaptar a sua agenda e o seu método aos seus vícios.


Keywords: Pontualidade, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais