Produtividade: Como usar a música para ajudar o seu trabalho


Muitos empreendedores optam por ouvir música enquanto trabalham alegando que este gesto os ajuda a concentrar-se na tarefa que têm pela frente, especialmente se se encontrarem numa fase menos produtiva do dia. Mas como será que a música realmente afeta a sua produtividade?


LEIA TAMBÉM: Pontualidade: Como não se atrasar no seu dia-a-dia


Melhora a sua disposição

Ao deixá-lo mais relaxado e entretido, a música irá estimular o seu cérebro e eliminar mau estar como o stress ou aquela procrastinação de que é difícil fugir. Como o trabalho fica ligado a uma atividade que gosta, o cérebro será enganado a pensar que o trabalho em si é um hobby.


Elimina ruído de fundo

Se trabalha num escritório tradicional certamente que está constantemente a ouvir pessoas a entrar e a sair da sua sala, a escrever nos teclados, ou a ter conversas ao telefone. Tudo isto irá não somente distraí-lo como cansa-lo pois, mesmo sem dar por isso, o seu cérebro está constantemente a prestar atenção ao que o rodeia, cansando-se rapidamente. Quando opta por ouvir música, cancela o ruído de fundo e todas essas distrações.


O poder de Mozart

Há alguns anos espalhou-se a ideia de que ouvir Mozart aumentava a capacidade cognitiva permitindo-lhe criar e raciocinar melhor. Contudo, o Efeito Mozart não é o milagreiro que o fizeram ser. Na verdade, este efeito dura somente 15 minutos, sendo útil somente se se encontra com um bloqueio criativo, por exemplo. Depois desse tempo, pode regressar à sua música favorita.


O verdadeiro poder da música

Qualquer tipo de música de que você goste tem o poder de estimular a reprodução de dopamina que, por sua vez, estimula o córtex pré-frontal. Para além de o fazer sentir-se mais feliz, você irá beneficiar igualmente de uma melhoria geral nas capacidades de organização, na sua atenção e, na habilidade de se focar em determinada tarefa.


Seja no Spotify, no iTunes ou em qualquer outra plataforma, perceba qual a melhor música para o ajudar a ser mais produtivo e a executar as suas tarefas de forma rápida e eficaz.


Keywords: Produtividade, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais